O melhor presente no Dia do Médico

Hoje é comemorado o Dia do Médico e ser médico não é fácil. Demanda coragem, tempo, abdicação, dedicação, superação, abnegação, doação e resiliência, especialmente para enfrentar a dor, a perda, o medo de errar e as cobranças para um comportamento infalível. No fim, ser médico é um presente de Deus.

Quando a gente decide abraçar essa profissão tão bela, não imagina a estrada que terá pela frente. E seguimos, às vezes aos tropeços, às vezes claudicantes, para então, um belo dia, perceber o quanto ela é maravilhosa.

Talvez a maioria dos colegas, na dura lida do dia a dia, não pare para refletir sobre a parte boa dessa caminhada, talvez a dureza da doença, nos impeça de enxergar o sorriso. Talvez nos dificulte entender o cântico de esperança que ecoa de quem nos confia a vida e quanto isso pode ser reconfortador e revigorante.

Na Pediatria, então, como ouvir a voz de quem não fala? Como enxergar o olhar de quem ainda não vê plenamente, como pegar na mão de quem não anda? Mas, hoje, ao receber uma carta de um paciente meu de 8 anos de idade, que tenho o prazer de guiar e a dádiva de ter de sua família toda a confiança depositada, tudo se clareou.

Terminei entendendo que não é preciso querer traduzir nenhum gesto, ouvir nenhuma voz, decifrar nenhum olhar.

Basta cuidar e amar. E tudo termina bem.

Eis a carta:

Doutor Flávio,

O senhor cuida de mim desde pequenininho. Sempre me ajuda a ser uma criança saudável.

Minha mãe sempre diz que o senhor sempre acreditou em mim e que ajudou a ela acreditar que eu ia vencer na fala, no andar e em conviver com as pessoas.

Cada vitória na minha vida, o senhor sempre faz parte dela. Sabe por quê? Porque cuida muito bem de mim.

Eu gosto muito do senhor, agradeço até por pedir que minha mãe faça pizza de couve-flor, que é uma delícia.

Eu oro sempre pelo senhor e sua família.carta

Meu médico preferido e o mais especial.

Com carinho,

Joan Otávio Targino de Oliveira

(autorizada divulgação pelos pais).

 

 


Receba seu ebook grátis

Receba grátis ebook do pediatra dr Flávio Melo com 27 textos sobre os temas mais atuais, como H1N1, Zika, Imunidade e alimentação. São 160 páginas de conhecimento sobre como cuidar bem de seus pequenos. Basta deixar seu e-mail e clicar em "Eu quero"

Dr Flávio Melo - pediatra

Sou médico pediatra há 11 anos, formado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba e Pediatria no Instituto de Medicina Integral Fernando Figueira (IMIP/Recife-PE). Enxergo que o futuro da prevenção na criança, passa por uma atuação nos hábitos familiares e estilo de vida, desde antes do casal engravidar.

3 comentários em “O melhor presente no Dia do Médico

  • 18 de outubro de 2016 a 21:22
    Permalink

    Que lindo.
    Parabéns pelo seu dia

    Responder
  • 26 de outubro de 2016 a 07:24
    Permalink

    Olá Dr.. Parabéns atrasado. Gostaria que abordasse o tema “Cama Compartilhada” e sua posição sobre o tema.
    Obrigada!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *