Os 10 mandamentos da Vitamina S

Você que vem acompanhando o desenvolvimento do tema por aqui, já entende que o S, de sujeira, não significa sujar a criança deliberadamente.

Vitamina S significa não ter uma atitude de evitar seu contato com a natureza, estimulando de forma inadequada o sistema imunológico.

Então, nada de deixar de dar banho, nada de melar a chupeta no chão, chafurdar na lama, mas também nada de usar o tempo todo produtos que eliminam todas as bactérias, nem esterilizar a chupeta todas as vezes que cair da boca do bebê.

Para facilitar, vou fazer uma listinha com os 10 itens essenciais e ao longo das próximas semanas vou desenvolvendo um pouco mais cada um deles.

Os 10 mandamentos da Vitamina S

1- O casal deve “engravidar” com a saúde em dia, especialmente com relação à alimentação.

2- Na gravidez, a gestante deve suplementar com doses adequadas de ácido fólico e vitamina D.

3- Pensar, planejar e efetivar o parto natural.

4- Contato pele a pele e com o seio materno, logo após o nascimento.

5- O bebê deve ficar, se possível, em alojamento conjunto, em aleitamento materno exclusivo.

6- Evitar o uso de sabonetes/produtos bactericidas.

7- O bebê precisa tomar sol e vitamina D.

8- Colocar o bebê no tapetinho aos 3 meses ou logo que segurar a cabeça. Ao sentar sem apoio, colocar na grama, na areia, na terra, enfim, conectar com a natureza. Ter um pet desde antes o bebê nascer é protetor, colocar um pet na casa de uma criança que já é alérgica, não.

9- Aleitamento materno exclusivo até os seis meses e introdução alimentar com variedade grande de alimentos naturais, desde o começo, evitando aos máximos os alimentos ultra processados. Dê peixe desde o início.

10- Evitar ao máximo o uso de antibióticos. Lembrando que nos dois primeiros anos de vida, os vírus são muito frequentes.

Se gostar de ler livros sobre o assunto, recomendo muito este aqui: “Dirt Cure” (a tradução para o português poderia muito bem ser “A vitamina ‘S'”, da pediatra dra Maya Klein. Clique aqui para ver os detalhes do livro no Amazon.


Receba seu ebook grátis

Receba grátis ebook do pediatra dr Flávio Melo com 27 textos sobre os temas mais atuais, como H1N1, Zika, Imunidade e alimentação. São 160 páginas de conhecimento sobre como cuidar bem de seus pequenos. Basta deixar seu e-mail e clicar em "Eu quero"

Dr Flávio Melo - pediatra

Sou médico pediatra há 11 anos, formado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba e Pediatria no Instituto de Medicina Integral Fernando Figueira (IMIP/Recife-PE). Enxergo que o futuro da prevenção na criança, passa por uma atuação nos hábitos familiares e estilo de vida, desde antes do casal engravidar.

2 comentários em “Os 10 mandamentos da Vitamina S

  • 19 de agosto de 2016 a 06:33
    Permalink

    Como gostaria de ter te conhecido antes!
    Somos beeeem saudaveis, eu diria. Meus filhos comem alimentos naturais ou minimamente processados em 98% do tempo.
    De tão preocupada que sou com a alimentação deles, acabei abrindo uma empresa com foco na alimentação infantil (Minha Merenda). Faço todos os pães e bolos consumidos pela minha família.
    Apesar de ter esse cuidado com a alimentação, passei apuros com o primeiro filho. Peguei uma pediatra fã de antibióticos. Juntou com o marido q trabalha na indústria farmacêutica, vc imagina, né!
    Com dois anos eu bati o pé e finalmente mudamos de médico. De lá pra cá, meu filho nunca mais tomou antibiótico. Já está com 7 anos e uma saúde de ferro!
    Adoraria ter lido suas dicas antes de ter fervido tantos brinquedos…. Hehehehe
    Parabéns pelo blog!
    Sempre compartilho suas dicas na página da minha empresa! Adoro!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *