Pokémon Go é a solução para a saúde das nossas crianças?

Se eu fosse você, leria este post, porque seu filho vai te falar disso e você corre um grande risco de ficar com cara de tacho…

O mundo da internet está fervilhando desde o lançamento desse jogo, tido como revolucionário, pois utiliza do conceito de realidade aumentada com GPS e faz você sair por aí caçando Pokémons pela cidade.

Esta nova febre fez até o Justin Bieber ser ignorado em Nova York. Não acredita? Clique aqui.

Eu sei, a maioria vai dizer:

“Eu não tenho tempo de achar uma meia embaixo da cama, imagine sair por aí caçando bichinhos virtuais no meio da rua!”

“Meu vizinho vai me mandar um zap oferecendo o telefone de um psiquiatra!”

Pois é, mas é muito grande a chance do teu filho te pedir para instalar o app! Por isso, queria refletir contigo sobre os possíveis impactos na saúde dele e sobre os prós e os contras.

O que é o Pokémon Go?

É um “jogo”no qual o menino tem que sair aí pela rua, “caçando” os bichinhos, recolhendo prêmios e outras melhorias. Além disso, há locais de encontro para interagir com outras pessoas.

E quais as vantagens?

O menino sai do sofá e da frente do computador

O sedentarismo é chamado de novo tabagismo e nossas crianças são as maiores vítimas, pois ficam cada vez mais tempo sentadas, na frente do computador, tablet ou TV e isso tem grande impacto nas taxas crescentes de obesidade na infância.

No recente estudo ERICA (Estudo dos Riscos Cardiovasculares nos Adolescentes), que avaliou hábitos de vidas entre 75 mil adolescentes de todas as regiões do Brasil, foi verificada uma taxa de inatividade física de 62,5%. Bastante alarmante.

Tem que andar muito para achar os Pokémons. Em média, nos EUA, fala-se em cerca de 5km por dia nos usuários na base de dados da Nintendo.

A interação social é supostamente aumentada

Nos países onde o jogo já está sendo usado, há relatos de crianças e adultos que sofriam de problemas psiquiátricos que afetam a interação social – como autismo, fobia social e depressão – que ao serem estimulados a usar o app, começaram a mostrar melhora substancial dos sintomas.

Há melhora da interação familiar.

Provavelmente, ao se expor mais ao sol, melhora a Vitamina D

Importante lembrar dos cuidados da exposição ao sol, uso de protetor, hidratação adequada etc. Mas provavelmente as crianças vão passar mais tempo no sol ao invés de trancadas em casa, o que pode melhorar a conversão e uso da vitamina D em seus organismos.

Como sempre, nem tudo são flores

Mas aí vamos para a possível parte ruim do jogo:

– Em certos lugares do Brasil, sair no meio da rua ostentando um smartphone, é pedir para ser assaltado (quiçá morto).

– Nossa acessibilidade é quase zero, então o risco de lesões e acidentes é alto!

– Duas precauções são essenciais: hidratação e protetor solar!

– Risco do seu filho ser abordado por algum adulto mal intencionado, se estiver sozinho.

– Se queremos diminuir o tempo de tela dos filhos, agora a solução é aumentar???

A decisão é sua

Então, cabe a você decidir. Mas não ignore o tema. Tem até diretriz médica que te dá uma mãozinha, com dicas de como lidar com o jogo.

Minha visão: será que precisamos de um jogo para reforçar a necessidade de estar em contato com a natureza, interagindo com ela e com outros humanos?

Qual foi a última vez que você sentou na grama com seu filho?

Vai esperar pelo Pokémon Go?


Receba seu ebook grátis

Receba grátis ebook do pediatra dr Flávio Melo com 27 textos sobre os temas mais atuais, como H1N1, Zika, Imunidade e alimentação. São 160 páginas de conhecimento sobre como cuidar bem de seus pequenos. Basta deixar seu e-mail e clicar em "Eu quero"

Dr Flávio Melo - pediatra

Sou médico pediatra há 11 anos, formado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba e Pediatria no Instituto de Medicina Integral Fernando Figueira (IMIP/Recife-PE). Enxergo que o futuro da prevenção na criança, passa por uma atuação nos hábitos familiares e estilo de vida, desde antes do casal engravidar.

3 comentários em “Pokémon Go é a solução para a saúde das nossas crianças?

  • 6 de agosto de 2016 a 17:08
    Permalink

    Minha filha aumentou a sociabilidade esta tomando sol e acordando mais cedo.Temos um lindo lago procimo de casa muito espaço e a meninada estão adorando o pokemon go!

    Responder
  • 6 de agosto de 2016 a 17:11
    Permalink

    Minha filha aumentou a sociabilidade esta tomando sol e acordando mais cedo.Temos um lindo lago próximo de casa muito espaço e a meninada estão adorando o pokemon go!

    Responder
  • 25 de junho de 2017 a 08:42
    Permalink

    eu adoro animes e assistir episodios online, parabéns pelo site muito bem elaborado
    um abraço

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *