Prisão de ventre

 

 

Prisão de ventre é uma preocupação muito frequente entre pais, que pode levar ao desespero por pura falta de informação. Para evitar isso, montei uma listinha com dez “faça” e “não faça”

Já que prisão tá na moda, vamos falar de prisão de ventre?

Mas que termo mais chulo, prisão de ventre…Ok, vamos falar de constipação intestinal. Mas que todo mundo conhece como prisão de ventre, conhece.

Quase todos pais têm que lidar com prisão de ventre

É um grande motivo de perda de cabelos em pais e mães. Principalmente porque tem crianças que criam um ritual tão grande por conta da constipação, que até bate um desespero.

– Doutor, o menino pra fazer cocô, tem que ficar nu, ir para debaixo de uma árvore, fica dando pulinhos, urrando e ninguém pode chegar perto. Não sei se o problema é pra você ou para um psiquiatra!

É, na maioria das vezes dá para poupar o menino da visita ao psiquiatra.

Muita coisa pode ser feita

Então, de 1 a 10, preste atenção, no que importa sobre constipação (rimou!):

1- O bebê precisa defecar pela primeira vez até 2 dias após o nascimento. Se não ocorrer, podemos ter um problema.

2- Os bebês podem ter o que chamamos de pseudoconstipação. Por um processo relacionado à imaturidade do aparelho digestório, bebês que amamentam exclusivamente podem ter eliminações retardadas, ficam se “espremendo”, às vezes até com a barriga um pouco inchada.

Depois de uns 3 a 4 dias – obviamente a mãe já quase louca – eliminam fezes líquido-pastosas e fica tudo tranquilo e favorável (gosto da frase, abomino o autor). Não se deve introduzir supositórios (só estímulo retal algumas vezes), nem dar nenhum tipo de remédio além daquele para gases.

3- As fórmulas tendem a causar constipação de verdade, com fezes em bolinhas e grande esforço ao evacuar, até mesmo com sangue, pela possibilidade de fissuras anais. Quanto mais barata a fórmula, maior a tendência a pior qualidade e mais potencial de constipar. Isso por conta da composição das fórmulas. As melhores são mais caras, só isso.

– Ah, mas meu filho mamava no peito da vaca e nunca teve nada! Sorte sua.

4- A forma de introdução da alimentação complementar faz diferença. Quanto mais variada a quantidade de hortaliças e frutas que você oferece, melhor. Leguminosas também, traduzindo feijões, incluindo lentilhas.

5- Massas e farináceos constipam e não ajudam a saúde de nenhuma criança! Isso é coisa das avós, que só acreditam em menino saudável que for gordo e em mingau grosso.

Quem tiver opinião contrária, me mostre aqui os artigos. Mas conheço avós bem “prafrentex”, que adoram uma BLW (não sabe o que é? depois eu conto).

6- Quanto mais comida de verdade e leite materno e menos leite artificial, menos constipação. Simples assim. Sem mistérios. Abacate é a fruta que tem mais fibras no mundo. Se você não está dando para seu filho, como diria Murilo Gun, está de brincadeira na tomateira…

7- Fruta não constipa, se for inteira e não comer somente ela. Quanto mais água tomar, menos constipação. Isso não vale para suco.

– Ah, mas banana e maçã constipam meu filho.

– Claro, você só dá banana com farinha láctea e maçã raspadinha (a maior parte da fibra está na casca). Como fazer? Use um processador e não um liquidificador. E logo que possível, entregue a maçã ao menino e vá checar seu whatsapp.

8- Não é falta de educação, é alerta: não se deve dar óleo mineral, de rícino ou qualquer outro óleo para menores de dois anos de idade.

9- As medicações e o tratamento devem ser indicados pelo seu pediatra e o uso é relativamente prolongado, nos casos de constipação que não respondam à modificações alimentares.

10- Quando se preocupar de verdade:

– Constipação com dificuldade para ganhar peso ou perda de peso;
– Sangramento todas as vezes que defeca;
– Não melhora com o tratamento;
– Constipação acompanhada de anemia (falta de absorção de nutrientes, doenças inflamatórias intestinais, etc.), febre (pode facilitar infecções urinárias), vômitos;

Esses casos acima precisam de exames complementares e provavelmente a parceria pediatra com gastropediatra.

Só peço uma coisa a mais: evitem ao máximo levar seu bebê/criança para a emergência com constipação. Acho que não há situação de maior trauma para a criança e para a família. A maior parte das constipações podem ser resolvidas com medicações em casa, inclusive temos opção de medicamentos que fazem o mesmo efeito da “lavagem” intestinal, dados por via oral.

Dúvidas nos comentários. Compartilhem à vontade!

Post à pedido da mamãe aperreada com constipação, Camila Thó.


Receba seu ebook grátis

Receba grátis ebook do pediatra dr Flávio Melo com 27 textos sobre os temas mais atuais, como H1N1, Zika, Imunidade e alimentação. São 160 páginas de conhecimento sobre como cuidar bem de seus pequenos. Basta deixar seu e-mail e clicar em "Eu quero"

Dr Flávio Melo - pediatra

Sou médico pediatra há 11 anos, formado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba e Pediatria no Instituto de Medicina Integral Fernando Figueira (IMIP/Recife-PE). Enxergo que o futuro da prevenção na criança, passa por uma atuação nos hábitos familiares e estilo de vida, desde antes do casal engravidar.

37 comentários em “Prisão de ventre

  • 11 de junho de 2016 a 01:46
    Permalink

    DD sou Nutri e fico impressionado c algumas condutas q vejo onde trabalho (SUS- UBS) atendo crianças constipada que por orientação e ainda sob acompanhamento pediatra tonam medicamentos há 3 anos!! Absurdo!! Eu trato com biomassa banana verde glutamina e probiótico! Excelente página!

    Responder
      • 6 de dezembro de 2016 a 14:21
        Permalink

        A banana verde não congelada (apenas resfriada na geladeira) tem o mesmo efeito nesse smoothie? Obrigada!

        Responder
  • 26 de julho de 2016 a 13:48
    Permalink

    Dr, minha pergunta não tem nada a ver com o post, mas se puder me ajudar ficarei grata.
    Bebês precisam tomar remédio para vermes? Vejo mães dizerem que o pediatra passou um remédio para vermes como algo de “rotina”, mas a médica do meu filho nunca comentou nada sobre isso.

    Responder
    • 27 de julho de 2016 a 12:52
      Permalink

      Eu mudei minha “rotina” recentemente, alguns estudos mostram que só deveria eliminar vermes se houver sintomas e/ou afetar o crescimento/estado nutricional. De alguma forma eles tb são nossos amigos.

      Responder
  • 30 de julho de 2016 a 10:23
    Permalink

    Dr. Minha filha tem 10 meses, não come muito bem, mas mama muito leite materno! Ela fica 3 a 4 dias sem evacuar, mas as fazes não são ressecadas. Ela tem Aplv e já teve sangramento nas fezes junto com uma diarreia terrível!
    O senhor acha que se aumentar a ingestão de fibras já ajuda o caso dela? Ela não gosta de papinha, ja estou dando a comida da casa!

    Responder
  • 30 de julho de 2016 a 12:35
    Permalink

    Dr.Flávio, eu estava justamente pensando em pedir um post sobre o assunto..Inclusive no momento estou com meu filho de 3 anos, segurando na minha perna pq a dois dias não consegue evacuar. Ele tem dificuldade desde bebê,mesmo tendo sido alimentado com leite materno exclusivo ate 6 meses,e se estendeu até 2 anos.Já dei lactona, azeite,fibra solúvel, supositório,mas está difícil.Estava toda feliz, pq o benefiber que o pediatra receitou estava sendo um sucesso. Mas infelizmente o problema voltou.

    Responder
    • 31 de julho de 2016 a 07:17
      Permalink

      Nos casos de constipação crônica persistente o uso de uma medicação específica (tem várias), é uma das coisas a serem tentadas.

      Responder
  • 22 de setembro de 2016 a 10:16
    Permalink

    Olá Dr. Fábio, a partir de que idade recomenda o abacate, logo que comece a comer ( 4 ou 6 meses, dependendo de se so toma leite materno ou tbm de fórmula complemento).

    Responder
  • 6 de dezembro de 2016 a 14:19
    Permalink

    Dr, muito obrigada por (mais) esse post esclarecedor, eles são sempre excelentes! Eu sigo a dieta páleo e consumo fécula de batata crua quando estou com intestino preso. Posso dar para meu bebê de 8 meses? Obrigada!

    Responder
    • 8 de dezembro de 2016 a 10:16
      Permalink

      Também tenho a dúvida se posso dar kefir de água, já que ele tem APLV. Posso?

      Responder
  • 25 de março de 2017 a 18:26
    Permalink

    Meu bebe esta com 6 meses e 12 dias e estou fazendo a introdução alimentar, mas ele esta tendo muita prisão de ventre, fazendo apenas bolinhas,tem feito muita força e as vezes desiste de defecar. Estou com muita dó, o que posso fazer pra ajudar?
    Tenho dado mamão, pera,laranja lima e abacate amassadinho com mamão.
    De papinha dou babata baroa,inhame,cenoura e abóbora as vezes com caldinho de feijão.
    Será que estou errando em alguma coisa?
    Me ajuda to muito triste :'(

    Responder
    • 2 de abril de 2017 a 05:10
      Permalink

      Infelizmente não posso dar recomendações particulares à distância. Converse com seu pediatra. Esse tipo de problema pode ocorrer na IA, às vezes é necessária uma medicação por curto espaço de tempo.

      Responder
  • 25 de abril de 2017 a 13:26
    Permalink

    Olá dr.flavio, sou médica e mãe de primeira viagem, a pior combinação. Minha filha tem 1 ano e 8 meses e desde Rn tem constipação intestinal, porém de uns 6 meses pra cá tudo está pior pois está se tornando uma tarefa traumatica para ela. A alimentacao é baseada em comida de verdade, azeite ou manteiga como fonte de gordura, e basicamente : almoco e jantar, compostos por carne, 3 legumes e feijao, 1 fruta no cafe da manha e outra a tarde e duas mamadeiras de leite de vaca puro. O consumo de água nao é tao exagerado mas oferecemos muitas vezes ao dia e na medida da aceitação acredito que consome o suficiente. O pediatra orientou o uso de fibras artificiais (naturetti) que eu nao uso justamente pelo consumo de agua nao ser tao grande e tambem pela boa alimentacao. Alem disso recomendou o uso diario de lactulose a qual venho oferecendo, porém notei uma enorme dependencia da medicação. Não uso e o intestino nao funciona, se espero para ver quanto tempo, em dois dias o que tenho é choro excessivo,uma barriga enorme ,reclamação e choro de dor e fezes extramamente endurecidas e pequena quantidade, sendo que muitas vezes tenho que optar pelo uso de supositorios (uso liquido, minilax). Procurei um gastro e ele orientou a manter a medicacao todos os dias! Sinceramente não sei mais o que fazer. Sou do interior de MG, o senhor tem algum gastropediatra para me indicar? Ou sugestao de alguma outra coisa? Obrigada

    Responder
    • 25 de abril de 2017 a 13:27
      Permalink

      ah esqueci de mencionar que ela também faz uso regular de probiotico (kefir) misturado ao leite, aproximadamente 50ml ao dia.

      Responder
      • 23 de agosto de 2017 a 21:44
        Permalink

        Assim que li seu comentário pensei em aplv, como mencionado pelo Dr. …
        Procura fazer exame pra verificar… embora muitas crianças tenham e não conste nos exames! Mas vale a pena verificar…
        Já tentou excluir o leite da dieta dela? Pq se tudo se normalizar sem ele, não vale a pena insistir com esse alimento não é?!
        Tenho uma filha Aplv de quase 4 anos e um bebê de 6 meses que ainda não sei se é…

        Responder
    • 20 de agosto de 2017 a 10:08
      Permalink

      Carolina, fica difícil fazer uma avaliação à distância, porém, em constipação de difícil resposta, é importante excluir a possibilidade de APLV.

      Responder
    • 23 de agosto de 2017 a 18:57
      Permalink

      Dr Magno Veras. Atende na clínica Mon Pétit em BH. Ótimo médico!

      Responder
  • 21 de agosto de 2017 a 17:58
    Permalink

    Dr. Minha filha tem 1 ano e 4 meses já há algumas semanas ela está fazendo fezes com sangue . É uma fezes escura aí nós colocamos água oxigenada e ferve bastante aí fizemos os exames deu autorização e deu sangue oculto só que o pediatra que levei ela disse que foi uma leve infecção só que continua !
    O que devo fazer ?

    Responder
  • 23 de agosto de 2017 a 18:53
    Permalink

    Boa noite Dr meu filho sempre tem dificuldade para fazer cocô ele tem 5 meses ele toma fórmula por motivos de saúde não tive a oportunidade de amamentar muito tempo,mais mesmo quando ele só mamava ele era do mesmo jeito faço de tudo massagem,exercício a pediatra já passou para ele funchicorea,toma remédio para gases mais toda vez ele fica aperriado,a pediatra já pediu para da frutas e sucos .não sei o que fazer

    Responder
  • 23 de agosto de 2017 a 21:39
    Permalink

    Dr. Flávio, senti que minha filha estava com o intestino um pouco preso, e desconfiei que poderiam ser as gotas de ferro que toma. Ela tem 1a2m, toma Milnutri e 11 gotas de ferro. Diminui para 5 por recomendação médica, em virtude da minha queixa. Costumo dar banana in natura com aveia, ou maçã apenas na vitamina, mas sempre associada à aveia.
    Quando o senhor se refere a usar processador, e não liquidificador, em relação à maçã e banana, como seria? Pode explicar melhor? Confesso que fico receosa em dar essas frutas e prender ainda mais o intestino dela. Como devo proceder?
    Ah, ela ama abacate!!
    Obrigada

    Responder
  • 24 de agosto de 2017 a 17:58
    Permalink

    Dr., Kefir pode ajudar na constipação?
    Meu bebe toma fórmula tem 1 ano e 3 m ele sofre de constipação desde que parou de mamar no peito, come bem e demora 4 dias pra evacuar, quando evacua são duras e machucam muito ele. A pediatra só fiz pra dar ameixa e ameixa … não resolve. Me ajude!

    Responder
    • 3 de setembro de 2017 a 21:17
      Permalink

      Não posso fazer esse tipo de recomendação à distância, mas o Kefir e outras fontes de probióticos podem ajudar nos distúrbios intestinais. Porém, há vários outros medicamentos para tratar a constipação.

      Responder
  • 25 de agosto de 2017 a 16:03
    Permalink

    Dr minha bebê tem 3 meses só toma leite materno e ja tá 1 semana sem evacuar… já dei água de ameixa e nada o q fazer?

    Responder
  • 4 de setembro de 2017 a 23:35
    Permalink

    Dr meu filho tem 4 meses ele sempre teve o intestino regulado fazia coco todos os dias, porém de umas semanas para cá ele não está conseguindo fazer ele fica 1 semana sem fazer e dessa última vez fazia uma semana já é nada aí estimulei com o supositório e ele fez um pouco, ele fica muito irritado e toda vez que solta pum chora , comecei a dar mamão e água de ameixa conforme indicação da pediatra porém não está adiantado o que mais posso fazer ?

    Responder
  • 19 de novembro de 2017 a 22:21
    Permalink

    Doutor minha filha tem 1 ano e 10 meses, constipação desde 6 meses, levei consultar pediatra receitou laxante e minilax no começo resolveu mas agora não funciona mais, fica constipada há de mais 10 dias, levei em outro pediatra e ele falou para dar leite de soja e iogurte sem lactose, deu certo duas semanase agora não deu mais, já faz 10 dias que não faz cocô, queria saber o que doutor me indicaria? Pode ser algo grave? Estou muito preocupada não sei mais onde levar

    Responder
  • 14 de dezembro de 2017 a 18:41
    Permalink

    Doutor,parabéns pelo excelente blog.
    Estou lendo tudo!
    Tenho uma bebê de 2 meses e sempre fez cocô normalmente.
    Porém,ficou sem evacuar por 11 dias.A pediatra receitou minilax.Ela fez muito cocô,bem molinho.
    Agora novamente já tem 8 dias sem evacuar.
    Está no aleitamento exclusivo,desde o nascimento.E vem ganhando peso.
    É normal a criança ficar até 10 dias sem evacuar.Mas,qual o máximo de tempo podemos esperar?
    Não concordo com o uso do supositório.Procuramos outro pediatra que emitiu a mesma opinião.
    Quando ultrapassa os 10 dias,o que fazer ?

    Responder
  • 17 de fevereiro de 2018 a 23:09
    Permalink

    meu filho tem 2 anos e 5 meses. E a umubom tempo que o coco dele é muito escuro parece macinha e fede muito. Mesmo eu limpando com lenço e logo lavando o bubum ainda fica cheirando o cocô. Três meses atrás eu levei na Pediatra e contei que meu filho tava assim e não gosta de fazer cocô, quando vem a vontade ele prende e nao deixa chegar perto pra abaixar ele. E ate hoje ele aindaafica assim, ela me indicou a trocar o leite ninho pelo zero lactose por que podia ser intolerância o fato da prisão de ventre. EntEn assim eu fiz. Cortei o leite de vaca e derivados. Mais o cocô ainda é escuro e fedido. Assim estamos sofrendo eu e ele.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *