Quanto açúcar escondido seu filho come?

 

 

O açúcar escondido está em 80% dos produtos industrializados. Pior: muitas vezes vem disfarçados com outros nomes que você nem imagina que são açúcares. Aprenda neste post a identificar e evitar o açúcar escondido que seu filho come.

O problema do açúcar escondido

Apesar da ciência da alimentação humana discordar em inúmeros pontos de vista, se tem um que não se tem praticamente nenhuma dúvida é o impacto negativo do alto consumo de açúcar adicionado dos alimentos, que prefiro chamar de açúcar escondido.

Em especial, o consumo do chamado xarope de frutose ou xarope de milho de alta frutose (em inglês HFCS – High Fructose Corn Syrup), uma forma mais barata e industrialmente plausível, causa uma verdadeira tempestade no seu metabolismo.

Em doses excessivas, que é o que se vê nos dias de hoje principalmente na forma de bebidas (refrigerantes, sucos industrializados, leites adoçados), ultrapassa rapidamente a capacidade e a necessidade do nosso organismo de utilizá-lo, direcionando o armazenamento na forma de gordura (sim, açúcar em excesso se transforma em gordura no organismo!).

A partir daí se inicia todo o processo de inflamação, excesso de liberação de insulina e acúmulo de gordura, que estão na base da obesidade, hipertensão, diabetes e esteatose hepática.

Seus triglicérides sobem por dois motivos básicos: excesso de açúcar/carboidratos e excesso de calorias.

Suco de laranja tem bastante açúcarNão se inclui nesse contexto este mesmo açúcar presente nas frutas inteiras, onde estão em menor quantidade e acompanhado de fibras, que desaceleram seu impacto metabólico, além de sua saciedade ser bem maior.

Exemplo prático: um copo de suco de laranja – quatro a cinco laranjas. Você consegue comer cinco laranjas de uma vez? Mas consegue “beber” tranquilamente, não?

Até a OMS recomenda baixo consumo de açúcar

Por esse motivo, a OMS recomenda nos dias de hoje um consumo ideal de 5% das calorias diárias na forma de açúcar adicionado, com um máximo de 10%, incluindo o mel e sucos de frutas 100% na conta.

Trocando em miúdos: em média, de 4 a 6 colheres de chá para uma criança e mulheres e de 6 a 10 colheres de chá para um adulto masculino. Você pode pensar: mas é muito açúcar!!!!!

Você come açúcar sem saber

Açúcar escondido por alimento
Créditos: nutricionista Fernanda Bortolon

Vou repetir o alerta: o açúcar está escondido em muitos alimentos do seu dia a dia. Não conte como açúcar apenas o pó branco que você adiciona ao café. Esse é o explícito, claro, que todo mundo sabe.

Mas você sabia que um refrigerante em lata (não diet/zero) contém sete colheres de açúcar?

Ou seja, se seu filho consome uma lata de refrigerante por dia, já passa da conta! Isso é açúcar escondido!

O açúcar escondido está presente em 80% dos industrializados que comemos.

Em média, estamos comendo seis vezes mais açúcar do que deveríamos. E o resultado está aí, uma pandemia de obesidade e síndrome metabólica.

É só o açúcar a causa? Definitivamente não! Mas devemos começar por ele!

A solução: Comida de Verdade!

Comida de Verdade é gostosa e saudávelTudo aquilo que não está em uma embalagem contendo nomes incompreensíveis nos ingredientes, inclusive uma das 52 denominações técnicas do açúcar escondido. Isso sim é Comida de Verdade. Veja a foto: as opções são inúmeras, disponíveis e dá pra ser barato.

Dúvidas? Escrevem nos comentários que tentarei responder o mais rápido possível.


Receba seu ebook grátis

Receba grátis ebook do pediatra dr Flávio Melo com 27 textos sobre os temas mais atuais, como H1N1, Zika, Imunidade e alimentação. São 160 páginas de conhecimento sobre como cuidar bem de seus pequenos. Basta deixar seu e-mail e clicar em "Eu quero"

Dr Flávio Melo - pediatra

Sou médico pediatra há 11 anos, formado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba e Pediatria no Instituto de Medicina Integral Fernando Figueira (IMIP/Recife-PE). Enxergo que o futuro da prevenção na criança, passa por uma atuação nos hábitos familiares e estilo de vida, desde antes do casal engravidar.

2 comentários em “Quanto açúcar escondido seu filho come?

  • 4 de setembro de 2017 a 21:42
    Permalink

    Boa noite Dr. Flávio!
    Estou indignado com a escola particular do minha filha, ela tem apenas 2 anos 3 meses e no dia 31 de agosto houve uma festinha do aniversáriantes do mês, lembrando que este é o primeiro mês dela na escola. Então nesta festa foi ofertado a minha bebê refrigerante, no qual ela nunca tinha tido contato. Ao questionar o colégio, a diretora me respondeu que se trata de uma festa UÉ… É que o fato de falar negligência é muito pesado. Gostaria de saber do Dr. Qual seria um cardápio adequado para está faixa de idade e se o colégio está certo na conduta de achar que estou exagerando?

    Responder
    • 7 de setembro de 2017 a 07:51
      Permalink

      Acho que colégio é também lugar para educar sobre alimentação. E quanto à cardápio, sugiro uma consulta com nutricionista materno infantil.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *