Comida de Verdade pode melhorar a resposta aos vírus?

 

 

Alguns estudos, como este da curcumina, mostram que uma alimentação rica em antioxidantes, como aquela composta de Comida de Verdade, pode melhorar nossa resposta imunológica aos vírus. Veja o que penso a respeito e também quais alimentos são ricos em antioxidantes.

Vocês já sabem que não gosto de boatos: nos últimos tempos tenho tentado agir mais como caçador de mitos do que qualquer outra coisa por aqui.

Toda semana um novo boato, que dura uma semana, dá bastante dinheiro para o boateiro pelos cliques em suas páginas e depois vira lenda urbana ou desaparece.

Mas tem uma coisa sobre essas doenças da moda que vale a pena “boatar”. Na verdade estou fazendo uma extrapolação, depois de estudar muito sobre os vírus em geral, nos últimos dias.

Uma coisa me intriga: comer Comida de Verdade melhora nossa resposta imunológica?

Por que algumas pessoas pegam os vírus e tem um quadro mais leve? E por que outras complicam tanto?

A resposta não é tão simples, mas envolve a reação imunológica de cada indivíduo à infecção. Imaginem que quando o vírus entra no indivíduo, soa um alarme para nosso sistema de defesa, normalmente esse alarme se traduz em febre, pela liberação de substâncias que agem no nosso hipotálamo, onde se localiza nosso controle de temperatura.

Precisamos de uma resposta balanceada, pois para matar uma barata, basta um chinelo, para matar um rato, uma vassourada, e para matar um leão, um tiro de rifle, talvez.

Nos indivíduos com uma resposta anormal, chama-se toda a artilharia pesada, todos os canhões, mísseis e caças, e estes chegam atirando para todo lado, e terminam causando mais estrago do que devia.

Essa resposta anormal, nos vírus, com a Influenza e a Dengue, tem a ver com essa hiperexcitação do sistema de defesa e esta está relacionada com o nível de inflamação do nosso corpo e as complicações da doença.

Se o indivíduo é sadio, normalmente tem baixos níveis de inflamação e lida bem com a infecção. Agora, se o indivíduo é obeso, diabético, hipertenso, tem doença autoimune, está em um estado alterado da imunidade (gravidez é um exemplo) ou é muito jovem, esse estado inflamatório pode estar alterado.

E isso também tem muito a ver com a alimentação. A alimentação habitual ocidental típica, aquela do McDonalds e Cia Ltda., tem um grande potencial inflamatório, pois é pobre em compostos antioxidantes e riquíssima em compostos oxidantes e que desencadeiam uma resposta imune favorecendo à inflamação.

Então, vamos deixar de enrolar, qual a hipótese?

Alguns estudos já realizados com o vírus da Dengue e Influenza, usando alguns compostos antioxidantes, mostraram a sua utilidade em balancear essa reposta inflamatória, otimizar a ação do sistema imune em destruir os vírus e impedir a replicação viral.

São vários compostos testados, mas na essência, parece que uma dieta rica em antioxidantes, especialmente os polifenóis, está relacionada com essa melhor resposta imune.

Não posso garantir que ao consumir essas fontes de polifenóis você nunca terá essas doenças ou evitar suas complicações, mas os estudos indicam um controle importante da resposta imune à esses vírus, naturalmente dependente de vários outros fatores na saúde do indivíduo.

Quais as fontes alimentares dos polifenóis?

Comida de Verdade favorece sistema imunológicoVejam esta foto anexada ao post e comecem a colocar esses alimentos na sua alimentação:

– Chocolate Amargo (70% de cacau pra cima)
– Chá verde (catequinas)
– Canela (Ac. Cinâmico)
– Café (Ac. Caféico)
– Gengibre (gingerol)
– Alho e Cebola (alicina e quercetina)
-Cúrcuma/açafrão-da-terra (curcumina, leia mais aqui) ou Curry (curcuminóides)
– Cominho (galatos)
– Pimenta vermelha (capsaicina)
– Suco de uva integral (resveratrol)
– Frutas vermelhas (ex morango, mirtilo e framboesa)
– Frutas negras (ex Açaí) (antocianinas)
– Pimenta Preta (piperina)
– Tomate cozido (licopeno)

Posso comer toneladas desses alimentos?

Já sabe que não, excesso de antioxidantes, como excesso de tudo, faz mal!

Posso correr para a loja de suplementos em busca desses compostos e me entupir deles? Se você fizer isso, vai morrer de ficar boa do vírus

O que fazer, então?

Procure um nutricionista e um nutrólogo da sua confiança, ele poderá ajudar a incluir esses alimentos no seu dia a dia, de acordo com suas possibilidades e sua condição individual.

Ah, mas eu não posso pagar uma consulta…

Então, vá incluindo aos poucos esses alimentos no seu dia a dia, em substituição às porcarias que você vem comendo.

Uma coisa eu garanto: você pode até pegar as doenças, mas dificilmente morrerá de um infarto.

 

Compartilhem esse à vontade!!!


Receba seu ebook grátis

Receba grátis ebook do pediatra dr Flávio Melo com 27 textos sobre os temas mais atuais, como H1N1, Zika, Imunidade e alimentação. São 160 páginas de conhecimento sobre como cuidar bem de seus pequenos. Basta deixar seu e-mail e clicar em "Eu quero"

Dr Flávio Melo - pediatra

Sou médico pediatra há 11 anos, formado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba e Pediatria no Instituto de Medicina Integral Fernando Figueira (IMIP/Recife-PE). Enxergo que o futuro da prevenção na criança, passa por uma atuação nos hábitos familiares e estilo de vida, desde antes do casal engravidar.

6 comentários em “Comida de Verdade pode melhorar a resposta aos vírus?

  • 23 de maio de 2016 a 15:46
    Permalink

    Dr. Flávio,
    Posso utilizar cúrcuma, gengibre e canela, na preparação dos alimentos de um bebê de 8 meses?
    Obrigada!

    Responder
  • 6 de junho de 2016 a 15:08
    Permalink

    Boa tarde Dr,
    Estamos eu e marido nos alimento de acordo com a dieta paleolítica e nossa filha de 8 anos ainda come arroz integral e raramente pão.Ela se alimenta de muuuuitas folhas escuras, leguminosas, castanhas, ovos e legumes.O arroz e o feijão, assim como o pão podem aer abolidos ou ela necessita desses alimentos por ser criança? Obrigada e parabéns pelo site.

    Responder
    • 6 de junho de 2016 a 16:58
      Permalink

      Não acho que precise abolir arroz integral, feijão (bem cozido) e nem o pão (se raramente). Se você olhar o diagrama da comida de verdade que está na minha fanpage hoje, verá que o pão integral, o arroz e o feijão estão lá. Só mudaria um pouco a conversa se ela tivesse problemas como síndrome metabólica, onde recomendaria mais moderação.

      Responder
      • 9 de junho de 2016 a 21:20
        Permalink

        Muito obrigada pela atenção! 🙂

        Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *