A alimentação na gravidez muda, nem todos alimentos são indicados. A recomendação deve continuar sendo comer Comida de Verdade, mas com algumas restrições. Veja a lista.
baseado no post do Authority Nutrition
Hoje vou listar abaixo, alimentos que toda grávida deve moderar ou evitar durante a gestação, para seu bem e do bebê.
1- Peixes com quantidade elevada de mercúrio
São peixes do mar, que pelo seu grande tamanho, podem acumular quantidades significativas desse metal: Tubarão, Cavala verdadeira, Peixe-espada e Atum (inclui o enlatado).
No máximo, 2 porções por mês.
Que peixes comer? Todos os outros, especialmente os do mar, 2-3x/semana.
2 – Peixe mal cozido (ceviche, por exemplo), peixe cru (sushi, sashimi) ou mariscos.
Podem conter agentes infecciosos como Norovirus, Listeria (especialmente arriscada para o bebê), Salmonela e parasitas.
3 – Carne mal passada, crua ou processada
Também podem conter diversos germes, como a Salmonela, E. coli, Listeria e Toxoplasma (cuidado extra!). As carnes processadas, como por exemplo, as salsichas, além da contaminação, também têm quantidades excessivas de sódio.
4 – Ovos crus ou mal cozidos
Podem ter a Salmonela. Cuidado também com molhos feitos com gema crua, coberturas de bolos com claras em neve, maionese caseira (cuidado com os food trucks!) e sorvetes caseiros (sorbet que não leva ovo tudo bem).
5 – Carnes de órgão
Fígado e outras carnes de órgão (moela) podem conter quantidades significativas de Vitamina A e cobre, que podem ser prejudiciais, principalmente no primeiro trimestre. Por outro lado, são fontes importantes de Colina, Vitaminas do Complexo B e Ferro, necessários para uma boa saúde da gestante e do bebê. Então, consumir no máximo 1 vez por semana, mas não deixar de comer!
6 – Cafeína
Grávidas devem limitar seu consumo de cafeína a no máximo 200mg/dia, o que daria de 2-3 xícaras de café por dia. Um alto consumo de cafeína durante a gestação pode limitar o crescimento fetal e causar baixo peso ao nascer.
7 – Brotos crus
Os brotos, como alfafa e broto de bambu, podem estar contaminados com a Salmonela, que pode estar em suas sementes. Cozidos não há problema em consumir.
8 – Hortaliças e frutas sem lavar
Podem conter bactérias como E.coli, Salmonela e Listeria, além do Toxoplasma.
9 – Leite cru e Laticínios não pasteurizados
Podem conter Listeria, Salmonela, E. coli e Campilobacter. A recomendação é consumir os produtos pasteurizados.
– “Ah, mas eu ouvi dizer que probióticos são ótimos…”
Os lactobacilos benéficos permanecem nos produtos lácteos industrializados pasteurizados, como o iogurte, a coalhada e o queijo.
10 – Álcool
– Tolerância ZERO. Simples assim.
11 – Alimentos ultra-processados – Comida Lixo
– Tolerância ZERO. Simples assim.
Um dos profissionais mais importantes na sua gestação, além do obstetra e do pediatra/neonatologista, é o nutricionista! #comidadeverdade , mas com cuidados especiais.
Compartilhem à vontade.
Dr. Flávio, cerveja sem alcool pode ser consumida durante a gestação?
Olá Dr. Flávio gostaria de saber se é recomendável iniciar uma alimentação low carb durante a gestação,estou com 10 semanas e uns meses antes de engravidar estava seguindo esse estilo mais acabei deixando um pouco de lado e queria retornar. Qual a sua opinião sobre o assunto??? Desde já agradeço.
Com acompanhamento de nutricionista, não há riscos. Mas precisa ver se é necessário mesmo.
Dr Flavio, e a canela, nao pode mesmo?? Obrigada!
Bom dia, doutor! Na minha última gestação a nutricionista me proibiu de comer uva até o terceiro mês e após o oitavo mês. Qual sua recomendação é o porque desta restrição? Obrigada
Não sei…nunca ouvi falar.
Boa noite, Dr. Flávio! Passei a acessar seu blog por indicação do Dr. Souto. Estou amando as informações disponibilizadas aqui… Faz seis meses que sigo este estilo de vida (comida de verdade/alimentação forte). Hoje descobri que estou gestante, apenas 4 semaninhas. Gostaria de saber se há estudo clínico randomizado quanto à suplementação com Lugol, se há influência na inteligência do bebê, uma vez que já li relatos de mães que suplementaram e super indicam. Antecipo agradecimentos! 🙂
Não há estudos de evidência forte que deem uma recomendaçào definitiva, mas é fato que, caso a dieta seja deficiente, é necessário deve-se suplementar, mas não é para todas e nem com lugol. Um bom estudo de revisão sobre o tema: http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S087090251500005X
Cochrane: https://www.dropbox.com/s/t6ncayko92nlds6/Iodine%20supplementation%20for%20women%20during%20the%20preconception%2C%20pregnancy%20and%20postpartum%20period%20%28Protocol%29.pdf?dl=0
Dr, estou devorando seus textos. Sobre a cafeína, esse limite em 200mg significa quanto em quantidade de pó de café? É que meu café é fraco, na embalagem orienta a usar 40g para 500ml de agua. Eu faço 500ml com 20g de pó e tomo ao longo do dia. Será que está acima do recomendado? Ainda não estou grávida, mas já estou sofrendo em ficar sem café….rss….abraços e obrigada pela atenção.
Vc sabe que varia um pouco, em média a quantidade de cafeína por grama de café solúvel é 3mg, então você está dentro das recomendações. Veja uma lista útil abaixo:
Café coado (200 ml) – 80 a 130 mg
Café expresso (50 ml) – 100 mg
Energético (240 ml) – 80 mg
Chá gelado (355 ml) – 70 mg
Aspirina Forte (uma cápsula) – 65 mg
Chá preto (um saquinho) – 50 mg
Dorflex (um comprimido) – 50 mg
Guaraná em pó ( 1 g) – 44 mg
Coca – Cola (355 ml) – 34 mg
Chocolate amargo (170 g) – 31 mg
Chocolate ao leite (170 g) – 10 mg