Alguns estudos nas últimas décadas encontraram relação entre tomar canja de galinha e melhora nos sintomas da gripe. Sua avó estava certa! Leia o post para entender melhor e ver como se proteger com uma bela receita de canja
Era só escorrer o nariz e começar a tossir que sua avó dizia:
– Ah, vou preparar uma canja extra forte pra você melhorar!
E aí você até aceitava, meio à contragosto, pois preferia mesmo tomar aquele efervescente com zilhões de gramas de uma vitamina que saía quase toda na urina. E melhorava. E sempre atribuía a melhora ao efervescente.
Pois é, eu respeito muito as avós e sinto informar, para os que reviram os olhos quando sentem o cheiro da canja perfumando a casa, que elas estão cobertas de razão!
Canja de galinha melhora os sintomas da gripe
Esse estudo de 2000, publicado na revista CHEST, maior periódico de doenças pulmonares do mundo, deixou alguns cientistas de cabelo em pé, pois ninguém havia pensado nisso antes!
Os autores demonstraram que a ingestão de uma canja de galinha caprichada, com hortaliças variadas, causava uma diminuição/balanceamento da resposta inflamatória, o que ajudava a diminuir os sintomas (tecnicamente falando isso acontecia pela redução significativa da quimioatração dos neutrófilos). Só não descobriram o que exatamente tinha esse efeito.
Ainda nessa linha de pesquisa canja/gripe, pesquisadores da universidade de Moscou, descobriram que o elemento responsável pela modulação dessa resposta inflamatória frente aos vírus da Influenza (um dos tipos de gripe), eram os peptídeos e isopeptídeos da carnosina, presentes na carne do frango.
Incrível, não?
Calma, vacina e ida ao médico ainda são importantes no caso do H1N1
Claro que não estou dizendo para ninguém deixar de se prevenir com a vacina! Como a eficácia dela não é 100%, caso você tenha os sintomas da H1N1, não deixe de ir ao médico, nem de se medicar com o que ele prescreveu. Mas, definitivamente, brilhe os olhos quando sua avó lhe oferecer aquela canja de galinha, feita com tanto amor e sapiência.
Afinal, amor de avó é amor em dobro!
Não sabe a receita da canja? Clique aqui, que tem gente querendo te ensinar a preparar Comida de Verdade.
Compartilhem à vontade!
Pingback: H1N1/Influenza: ainda não vacinou seu filho? - Pediatra do Futuro