Dra Kelly responde suas perguntas sobre introdução alimentar

Recebi inúmeras dúvidas de mães  sobre introdução alimentar para montar a entrevista com a pediatra dra Kelly Oliveira, autora do blog Pediatria Descomplicada. Foi uma dificuldade danada conseguir selecionar e resumir os assuntos para caber em uma conversa de uma hora!

Mas acho que todo o esforço valeu a pena, pois a entrevista ficou muito legal. Na primeira parte, que já divulguei aqui, ela fala sobre os princípios do BLW.

Agora, nesta segunda parte, ela responde as seguintes perguntas:

  • Como manter o aleitamento exclusivo após voltar ao trabalho aos 4 meses mas antes de iniciar a introdução alimentar?
  • Quanto de leite devo guardar por dia? Quanto devo dar diariamente pro meu bebê?
  • Quais copinhos posso usar para dar leite ao bebê?
  • Quando já sabemos que o bebê tem algum tipo de alergia (APLV ou outras), devemos atrasar a introdução de alimentos?
  • Quais temperos devo usar na comida do meu filho? Posso usar sal, coentro, salsa e outros?

Receba seu ebook grátis

Receba grátis ebook do pediatra dr Flávio Melo com 27 textos sobre os temas mais atuais, como H1N1, Zika, Imunidade e alimentação. São 160 páginas de conhecimento sobre como cuidar bem de seus pequenos. Basta deixar seu e-mail e clicar em "Eu quero"

Dr Flávio Melo - pediatra

Atua em consultório privado na cidade de Solânea/PB há mais de 19 anos e trabalha como coordenador no Hospital Regional de Guarabira, do projeto da Rede de Cardiologia e Perinatologia da Paraíba, que atende crianças com problemas cardíacos congênitos. Atualmente, ajuda a milhares de mães, pais e responsáveis, em todo o país, através da transmissão do seu conhecimento sobre cuidado de crianças e bebês, com uma linguagem simples, prática e acessível, por meio de conteúdos diários que impactam mais de 690 mil pessoas pelo Instagram, no perfil @flaviopediatra Enxergo que o futuro da prevenção na criança, passa por uma atuação nos hábitos familiares e estilo de vida, desde antes do casal engravidar.

14 comentários em “Dra Kelly responde suas perguntas sobre introdução alimentar

  • 26 de fevereiro de 2018 a 01:07
    Permalink

    bom dia boa tarde boa noite…. D.r faz três dias que minha filha nasceu, cesariana, passou do tempo de ganhar 42 semanas,. Mas minha bebe teve complicações no pulmão pelo fato de ter ingerido mecônio em grande quantidade e esta em estado grave, o pulmãozinho dela esta bem dizer parado pois o mesmo juntou muito mecônio, ela esta entubada aparelhos por toda parte do corpo, quais as possibilidades dela vir a óbito D.r e quais de não vir?

    Responder
    • 28 de fevereiro de 2018 a 21:23
      Permalink

      Infelizmente não há como dar orientações à distância para casos particulares. Desejo um pronto reestabelecimento para ela.

      Responder
  • 24 de dezembro de 2017 a 17:48
    Permalink

    Olá doutor,boa tarde. Meu filho tem 3 meses cronológico e 1 mês e 21 corrigidos. Só amamento e quero seguir até 6 meses em livre demanda. Mas ele mama o tempo todo praticamente a noite e de dia a cada 1 hora. As vezes tem um intervalo de duas horas. Gostaria de saber se é normal? Eu não quero introduzir formula,mas ja sai do hospital com a receita do NAN pró 1 pelo fato de ele nascer prematuro a pediatra de plantão receitou,pois la no hospital ele mamava e tomava formula. Eu não comprei e apenas amamento,ele esta ganhando bem o peso e desenvolvendo bem rápido. Mesmo assim eu preciso fazer o uso da formula ja que foi passado? Sera por isso que ele mama o tempo todo? Por favor se puder tirar minhas dúvidas agradeço muito. Obrigada desde já e feliz Natal.

    Responder
  • 6 de dezembro de 2017 a 13:34
    Permalink

    Dr. Gostaria de saber na questão da introdução alimentar é verdade ou é mito? Quando damos alimentos sólidos para o bebê não podemos dar mamar em seguida se não a criança pode vim ter anemia. Principalmente no almoço e no jantar. Desde já obrigada.

    Responder
  • 24 de março de 2017 a 21:40
    Permalink

    Dr. Flávio, minha filha está com 6 meses e meio, mama livre demanda e iniciamos a introdução alimentar, o que você sugere oferecer para testarmos leite de vaca, sendo que meu filho de 4 anos é APLV e só descobrimos quando ele tinha 2 anos e fizemos a transição de LM para LA (leite ninho).

    Responder
    • 2 de abril de 2017 a 05:13
      Permalink

      Se ela mama e você consome lácteos, podemos considerar o teste feito. Posteriormente, com a ajuda do pediatra/nutri pode ser tentada a introdução de um iogurte integral natural, por exemplo.

      Responder
  • 21 de janeiro de 2017 a 21:31
    Permalink

    Meu filho tem tres anos esta com febre vomito diareia a tres dias fiz exames de sague e urina otem não deu nada mais ele não come e nem bebe liquido algum

    Responder
  • 5 de agosto de 2016 a 17:59
    Permalink

    Dr., gostaria de fazer uma consulta: meu filho está com exatos 4 meses e meio, mamando em LD com LM exclusivo. Sempre seguiu a linha preta inferior no quesito peso e, entre dois meses e meio e quatro meses, estava ganhando cerca de 20g/dia.
    De quinze dias pra cá, quando também foram dadas as vacinas de 4 meses, o ganho baixou para 11g, mas continua seguindo a curva, sempre ascendente.
    Devido ao baixo ganho recente, o pediatra recomendou LA. Gostaria de saber se nessa idade você recomenda iniciar a IA ou introduzir LA como complemento da amamentação.

    O perímetro cefálico segue a curva verde, na verdade, imediatamente abaixo da curva verde. A altura está entre a verde e a vermelha, imediatamente acima da vermelha. E teve uma ascensão menor do que o de costume nesses últimos 15 dias, mas segue acima da vermelha. O índice de massa corporal tem melhorado sempre, saiu da linha preta, e foi para exatamente entre a preta e a vermelha, hoje está em 13,8. O desenvolvimento como um todo está ótimo.

    Na circunstância de ele ainda colocar a linguinha pra fora, é mais indicado fazer a IA ou complementar com LA?

    Muito obrigada!
    Fabiany

    Responder
    • 5 de agosto de 2016 a 19:05
      Permalink

      Fabiany, perdão, mas não posso orientar casos particulares à distância. Pelo você relata, a curva é boa e está no percentil 13,8, o que é considerado normal. Dessa forma, superficialmente, não entendo porque não manter o AM em LD.

      Responder
  • 18 de julho de 2016 a 10:44
    Permalink

    Excelente.
    Seu blog é maravilhoso e o da doutora Kelly tbm. 🙂

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *