Mais uma vez, um caso de meningite causa estupefação e revolta no país, dessa vez com suspeitas de negligência no atendimento. O pequeno Vicente, de 2 anos e 9 meses, faleceu após 3 dias de febre e com o sinal clássico de rigidez de nuca.
Esse ano a cantora Eyshila e seu filho em estado grave com uma meningite viral, que infelizmente faleceu, fez o problema voltar às manchetes. Recentemente, a morte do filho da prefeita da cidade de Goiás por meningite também foi notícia.
E a doença, sempre tão temida, volta a amedrontar as mães do Brasil.
Mas há motivo para pânico?
Quero te tranquilizar, mas também te orientar, para ficar atenta ao problema e se ligar na prevenção.
As meningites são infecções das membranas que revestem o cérebro, chamadas de meninges. Normalmente, o indivíduo adquire um agente infeccioso, mais comumente um vírus ou uma bactéria e ela atinge o sistema nervoso central.
O quadro depende da idade
Recém-nascidos e bebês – normalmente ocorre febre, irritabilidade, surgimento de manchas na pele (se ligue e vá para a emergência!), podendo também ocorrer vômitos e aumento da fontanela (moleira).
Crianças maiores e Adolescentes – além da febre e da moleza geral, é marcante uma forte dor de cabeça, rigidez de nuca, com vômitos repetidos e em jato e também pode chamar atenção a fotofobia, ou seja, a aversão à luz. Também podem surgir manchas arroxeadas na pele. Sempre vá rápido para a emergência caso ele tenha esses sintomas.
É sempre grave?
Não. A maioria das meningites virais, apesar do quadro assustador, tem boa evolução e raramente complicam.
Mas as meningites bacterianas são quase sempre graves ou deixam sequelas.
-Ixi, doutor, que medo!
Não precisa ter medo, a maioria das crianças hoje estão protegidas para os tipos mais graves de meningites bacterianas, pois tomam vacina para Hemófilos, Pneumoco e Meningococo C, que causam a maior parte das meningites bacterianas graves. Depois do advento da vacinação, os casos diminuíram drasticamente.
– Mas eu ouvi falar que tem vacinas para meningite que o SUS não faz…
Sim, temos hoje 2 vacinas para meningites bacterianas que o SUS não faz, a vacina para Meningo ACWY e a para Meningo B.
Ainda não foram adotadas no serviço público pois são vacinas novas, caras e ainda sem estudos de custo-efetividade que justifique sua indicação nos programas públicos em larga escala.
A vacina de Meningo B já está sendo usada de rotina na Inglaterra, com bons resultados.
Escrevi sobre esta vacina no post “Meningo B: vacinar ou não eis a questão”.
-Se eu tiver dinheiro e quiser fazer, elas protegem?
Sim. Se puder fazer, faça, mas não precisa sair correndo para a primeira clínica de vacinas, pois não há surto nenhum no país.
O caso do filho da cantora parece ser causado por um vírus e para esse tipo de meningite, que pode ser causada por inúmeros vírus, não temos vacinas.
A prevenção baseia-se na boa alimentação e bom estado imunológico.
Quanto mais cedo for adotado o tratamento das meningites bacterianas, melhor o prognóstico.
As meningites virais também devem ser tratadas com medicamentos antivirais, sempre em hospital.
Se achou importante, curta e compartilhe!
Dr boa noite, a meningite é sempre seguida por febre? Pq minha filha está sentindo dor na nuca ( ela não consegue encostar o queixo no peito) Só q ela tbm está sentindo dor nos ombros, porém sem febre.Desde já agradeço a atenção. Obs: Ela tem 13 anos.
Sugiro que você a leve para avaliação médica. Não há como dar orientações à distância para casos particulares.
Minha esposa foi hospitalizada no dia 22 de manhã com febre de 39.6 mta dor de cabeça e na barriga. Teve alta a noite mesmo estando com mta dor.
Voltei com ela pro hospital no dia 23 com mais dor ainda e 39 de febre o médico colocou em isolamrnto com suspeita de meningite. fez rx exame de sangue e urina, dai disse que era dengue, plaquetas estão 113mil e mta infecção urinária pq segmentados deu 50. Ele deu 2 doses de antibiótico e profenide na veia. A outra médica que assumiu o plantão deu alta pra ela disse que é só dengue. Ela não para de sentir dor de cabeça na barriga e nas costas. Vomitando e com falta de ar, a gengiva sangrando.
Estamos desesperados isso ainda pode ser meningite?
Infelizmente não posso emitir opinião sobre casos à distância. Desejo boa recuperação.
Bom dia Dr.Flavio .o meu filho tem 9 anos e tem todas as vacinas em dias ate que e paga .mas ele ja teve 4 vezes a menigite viral .e eu gostaria de saber se ele pode ter outras vezes .porque hoje ele acordou com dores de cabeça entao eu ja fico desespeeada achando que pode ser ela novamente .sou traumatizada .meu filho ja sofreu muito com essa doença .mim responda por favor .obg
Sugiro que procure um imunologista para avaliar o caso dele.
Dr Flávio de Melo Boa noite.Hoje em nosso distrito faleceu uma criança diagnosticada com meningite.A enfermeira daqui relatou que o cartão de vacina estava em dia.Como ele estava na creche e nossas crianças também devemos nos preocupar?
Depende do tipo de meningite e da proximidade do contato com a criança falecida. As autoridades de de saúde precisam orientar a população.
Boa tarde, Dr.!
Minha bebê de 6m21d ficou aproximadamente 3 dias com quadros de febre (chegou no máximo a 38,5). E desde então sua fontanela está inchada, a qualquer momento do dia, tanto sentada quanto deitada. Fomos ao pronto atendimento duas vezes, na primeira vez a médica disse que moleira alta sem outros sintomas não era preocupante, já o outro médico solicitou exames de sangue e urina e deu tudo ok, somente o PCR ficou alterado (0,49).. ela está irritada, o que é incomum e sinto que quando mexemos na cabeça dela, ela fica mais irritada. Hoje está dormindo mais do que o normal e seu apetite está alterado também.. estamos em processo de desmame, porém hoje e ontem tive que deixá-la no peito novamente, pois era o único alimento que ela desejava. Comeu um pouco de sopa, uma laranja de manhã e mamadeira (nestogeno) bem pouco..
Ambos os médicos me deram alta e pediram pra observar. A febre foi embora! Última vez foi nessa madrugada, 37,5.
Devo me preocupar?
A própria febre pode aumentar a fontanela, mas sempre tem que examinar sequencialmente numa situação dessas.
Boa noite! Minha filha tomou a menino c junto com a HPV…sendo que ela tem 14 anos e não era para ter tomado a meningo c, devido ter 14 anos…ela deu uma crise e desmaiou…foi como se tivesse tido uma crise convulsiva… Em um minuto e meio após aplicação das vacinas…ficou internada um dia na observação, sendo que eu tive minha primeira crise convulsiva aos 14 anos…minha pergunta é…será que teve alguma ligação com a aplicação das doses??? Sendo que ela tem 14 anos e a meningo se aplica com 13!
É possível quadro de síncope com a vacinação, seria importante avaliar com um neuro.
Meu filho tem 1 é 6 e a 15 dias ele teve minigite viral , ficou internado um mês teve alta e já tem 15 dias que estou com ele em casa mas ele teve febre leve ao posto tava com a garganta inflamada e ouvido infecçionado tá tratando com antibiótico sinto que a cabeça dele tá crescendo devo me preocupar?
Oi Doutor hoje fez 15 dias que minha bebê faleceu de meningite meningococica, ela tinha 28 dias de nascida,tudo começou na Quinta feira a noite ela teve um choro forte e febre alta de38.6 e imediatamente fui com ela no hospital,e cheguei lá na triagem ela não estava mais com febre,estava com 36 mas estava com um catarrinho preso na garganta e a doutora disse que era uma virose fiquei tranquila e vim pra casa com ela cheguei umas 3da manhã já da sexta feira e ela mamou e dormiu,e fiquei acordada observando,fui dormir umas 5 e de 6 e meia quando eu acordei ela estava bem pálida,os pés frios e cheia de manchas roxas,pronto ai começou tudo voltei com elapara o mesmo hospital e quando cheguei lá a moça da triagem me reconheceu na hora e falou mãe o que houve e eu em prantos chorando disse que ela Tavares morrendo e quando ela viu a menina ela ficou sem saber o que fazer e dizer,rapidamente chegou a equipe e levou ela para a área vermelha e reanimaram ela lá, a equipe que estava la nota 10 minha filha parecia outra estava acordada,e rapidamente me transferiram pra o hospital de infectologia e a equipe la ja estava me esperando e fizeram os procedimentos e isolaram ela já era umas 8 e pouca e ela só estava piorando aparecendo muito mas manchas bem grandes e teve várias paradas e as 12:45 ela faleceu,fiquei sem chão,não tinha ideia dessa doença e perdura minha filha tão pequena só restou saudades.minha eterna Laura,te amarei para sempre.
Olá Dr. Flavio
Meu filho de dois anos foi diagnosticado com meningite viral fcou 6 dias na UTI e mais 10 dias internado para completar o ciclo de medicação, após ele sair da UTI o neuropediatra pediu uma ressonância magnética do crânio e coluna cervical, porque meu filho perdeu o movimento do braço direito, ele fez a ressonância deu tudo certo nenhum tipo de sequelas e nem inflamações, dois dias após ele receber alta ele teve febre voltamos com ele para o hospital e ele estava com pneumonia no quarto dia de internação ele já estava bem fez ultrassom do pulmão e estava tudo bem no outro dia ele ia receber alta, porem ele acordou vomitando bastante deram dramin pra cortar o vomito, depois disso ele só dormia, ele dormiu três dias seguidos só abria o olho e dormia de novo, percebi que ele estava sentindo dor de cabeça falei com o medico, pediu uma tomografia onde foi identificado um coagulo no cérebro ele fez uma nova ressonância de crânio onde identificou uma trombose venosa profunda no crânio, ele passou a tomar anticoagulantes, meu filho ainda esta em tratamento com Marevan. o movimento do braço do meu filho já voltou uns 80% tenho fé que ele voltara a ter os movimentos normais como ele tinha antes.
Os médicos disseram que esse coagulo e uma consequência da meningite isso e comum acontecer??
quem já teve meningite pode ter de novo??
meu filho foi diagnosticado com meningite no dia 01/02/2017 ele foi vacinado apenas com a vacina que o governo disponibiliza quando posso vacinar ele com a Meningo ACWY e a para Meningo B????
Olá dr.tenho uma duvida:vacinei meu filho d 6anos com a vacina meningoB,assim que dei a vacina,eu dei 8,0ml da novalgina solução, o indicado seria 8,5..pois passdo uns 20minutos no máximo 30..meu filho comec com uma tosse seca e suando muito..isso foi passar deois que fiz três nebulizações de soro,sentiu fortes dores e teve vômitos e sem dizer da febre..o que mais me preocupou foi a sudorose e a tosse estou comedo de fazer a segunda dosse..tenho certeza que foi da vacina..antes meu filho estava ótimo e agora o que faço?ja não sei o que fazer estou com muito medo..me ajude por favor..me envie pelo meu [email protected]
Precisa conversar com o pediatra. Infelizmente não posso dar esse tipo de recomendação à distância.
Boa Tarde!
Meu filho teve meningite meningococemia com 5 meses de vida, levou três dias para saber o diagnostico dele,no hospital o Médico de plantão disse que era virose e ficamos 2 dias lá, desconfie que era grave pois ele só piorava,então decidi sair do hospital e procurar uma clinica particular, ai sim a médica disse que era meningite. Ele teve febre alta 39°, muito sonolento, com as manchas na pele (petéquias),muito irritado e com rigidez de nuca, assim fui para hospital próximo minha cidade, pois onde moro não tem estrutura para tratar o caso dele.
Ele ficou internado, entrou em coma, e fazendo exames, na tomografia saiu o resultado que ele teve um AVC (derrame cerebral) que comprometeu o lado esquerdo inteiro) mas ele resistiu, ficamos 40 dias na luta com ele, graças a Deus ele está bem, já esta com 12 anos.
Ficou com sequelas, na visão, ele não enxerga nas laterais, ficou com a mão do lado direito menor e sem muitos movimentos, e afetou o aprendizado escolar e convulsões parcias complexas.
Mas tenho uma enorme dúvida e até hoje não consegui esclarecer. Devido a meningite ele teve 2 convulsões no hospital então ele tomou remédio para convulsão até dois anos, sem nenhuma crise o medico suspendeu, mas com 9 anos começou essas crises de convulsão parcial complexas, (ele perde o sentido por alguns segundos ou minutos, fica com o olhar vazio olhando para o nada, e não se lembra de nada que aconteceu antes e nem depois, e tem muito sono depois da crise). minha dúvida como voltou as crises depois de tanto tempo? o medico só me fala assim, é devido ao derrame.
Obrigada pela oportunidade de dividir minha experiencia sobre esse assunto,pois esse diagnóstico quase sempre é bem triste .
Att,
Gláucia Lima.
É difícil mesmo, eu entendo. É possível que as convulsões tenham a ver com sequelas da infecção/derrame anterior e pode não ter a ver. Seria importante avaliar com exames de imagem detalhados, como ressonância magnética, para definir. Boa sorte!
Dr. Minha sobrinha deu entrada essa noite com suspeita de menigite fez os exame e esta aguardando o resultado, só que ela já teve essa doença antes a 1 ano atraz mais ou menos, é normal voltar? E qndo volta é mais agressiva?
Obrigada.
Não é comum voltar. Preciso investigar mais profundamente a imunidade dela.
Bom dia!!
A amiguinha da minha filha foi diagnosticada com meningite viral.
E elas sempre ficam juntas na escola e no transporte escolar.
Quais os riscos que tanto minha filha como as demais criancas correm e o que devemos fazer nesses casos?
Não há indicação de quimioprofilaxia nos casos confirmados de meningite viral. Os cuidados se baseiam em medidas de higiene individual e Vigilancia de novos casos. Também não há vacina.
Oi..bom dia.quero tirar uma dúvidas.meu filho teve meningite bacteriana ao nascer,agora ele tem 1 mes de vida,ele tomou 14 dias o antibiotico.esta tudo bem com ele,as possiveis seguelas podem apareçer em até guanto tempo?
Tem que acompanhar com o pediatra e exames, se necessário, para verificar os eventuais efeitos da infecção.
Doutor meu filho tem 2 anos e 1 mes e no dia 27/08/2016 na parte da tarde ele tomou a vacina contra minigite B e ACWY, estou preocuada pois hoje completam 72hs de vacinação e ele está tendo um quadro de febre. Isso eu posso considerar normal? ele está aparentemente bem , brinca se alimenta faz as necessidades normais, mais a febre veio hoje por volta das 10:00hs. me sinto preocupada!
Até 72h seria normal. Acho importante que o pediatra o veja.
A minha sobrinha (6 meses) foi diagnosticada com um quadro de bronquiolite e depois evoluiu para uma pneumonia… Está entubada e tomando antibiotico.
Ontem minha cunhada foi notificada da morte de um bebe de 7 meses que fica na mesma escolinha dela.
Ela foi devidamente vacina, existe o risco dela ter contraido meningite???
Provavelmente não, mas fica difícil de julgar à distância.
Boa tarde Dr. realmente você foi muito esclarecedor. Perdi o meu príncipe a 1mês e 13 dias ele estaria completando um aninho no dia 2 de agosto. Demos entrada no PA da Unimed em Itu no dia 12/06 (domingo) pois ele estava choramingando bastante e estava em estado febriu 37.8 a pediatra de plantão pediu exames se sangue e urina incluindo o exame de dengue, e o medicou com dipirona intravenosa para o choro, não havia sinal de gripe, nada na garganta ou ouvido. Quando os resultados sairam ela pediu para fazermos um raio-x onde acusou uma manchinha, no seu hemograma acusou bactéria, conclusão nos mandou para casa dizendo que era uma possível pneumonia ele chegou a vomitar todo o ppuco leite que havia tomado na frente da doutora, mas ela me disse que era normal, disse para eu observar e leva-lo na pediatra dele já que tínhamos consulta na quarta. Fomos para casa por volta das 13hs ele estava bem sonolento, as 14:30 fui troca-lo e vi algumas manchas mas como ele é alérgico ao calor e eu havia medicado com novalgina bebe que é rosa achei que poderia ser isso. Meia hora depois as 15 horas ele estava entrando em choque mal respirava e estava tomado de manchas corremos para o PA novamente e já o entubaram e o colocaram em isolamento. Era Meningocócica mas ele não aguentou se foi às 17:05 mas a médica que foi chamada para colocar o cateter pois ele não tinha acesso nos disse que ele teve parada cardíaca assim que chegamos e não conseguiram reanima-lo. O Liquor que colheram deu negativo para Meningocócica e fizeram um mais específico onde constou Meningocócica tipo B onde confiemamos com autópsia. Estou em pedaços fico me perguntando se eu não poderia ter o levado antes, ou mesmo se a pediatra poderia ter o examinado melhor, já que ela inclinou o pescocinho dele e descartou meningite. Obrigada.
Sinto muito por tudo o que você passou. Que Deus te dê o conforto e a paz necessária para superar a dor.
Olá Doutor!
Meu bebê tomou todas as vacinas em rede privada, tomou a ACWY e 1 dose só da Meningite B, quando era para dar a 2 dose da vacina da Meningo B, estava em falta e agora está atrasada 6 meses! Essa semana a rede me ligou dizendo que chegou, mas só chegaram 5 doses, sabe fico meia receosa com isso, porque ela me disse que estava em falta a vacina por motivos que como ela é importada não estavam liberando ela para o Brasil e etc. E agora só veio 5 doses para uma cidade de 300 mil habitantes!
Tenho 2 duvidas neste caso: Está um boato circulando na internet sobre a eficiência e correto sobre a vacina, porque demoram tanto pra ser liberada pra cá? Está circulando bastante no instagram uma médica também dizendo sobre a vacina meningite que é melhor confiar na rede pública pelo motivo de evidência científica da eficácia das vacinas.
A minha segunda dúvida é, como atrasou muito para das a 2 dose, tem algum problema?
Desde já,Muito obrigada pela sua atenção e disponíbilidade de tempo em retornar!
Olhe, individualmente a eficácia é relativamente boa (50-60%), porém seria bem melhor se estivesse sendo feita em toda a população de risco, como na Inglaterra, pelo chamado “efeito rebanho”. Não há problema em atualizar o esquema agora, o problema da vacina é de produção e como é cara e pouco vendida por aqui, provavelmente eles mandam um estoque pequeno mesmo. A eficácia da meningo C é alta exatamente pela alta cobertura.
Semana passada uma bebê de 10 mês morreu com meningite bacteriana e o médico não diagnosticou isso só vou a terceira medica que diagnosticou ela estava com todos os sintomas e a moleira bem alta mas já era tarde demais esse caso aconteceu em Divinópolis Minas Gerais é lamentável ver que ainda acontece casos assim por falta de atenção ou até mesmo sobre carga de alguns médicos talvez se o primeiro médico tivesse diagnosticado a bebê estivesse viva ainda.
Deis de já te agradeço aguardo seu comentários….
Meu filho tem 10anos tem muita crise de asma,algumas semanas atrás ele vem queixando de dores na nuca chega ate chorar percebo que sua temperatura some um pouco quando reclama da dor fica com os olhos e boca vermelho e ate muda seu comportamento fica nervoso,estou preocupada o que devo fazer…
Dr.flavio eu tive uma otite em fevereiro tratada e curada agora no mês de junho sinto o mesmo ouvido com os sintomas de novo e um nodulo se formou em baixo desse ouvido, eu tenho bastante medo de acontecer alguma complicação e eu acabar contraindo uma meningite bacteriana, isso é posivel?
Muito improvável, mas só uma reavaliação com otorrino pode determinar a causa do retorno dos sintomas.
Olá Dr. Flávio,
Vi aqui algumas mães falando em reforço da meningo c, Meu filho como não estava no calendário de vacinação no período que a vacina foi disponibilizada pelo SUS, então ele tomou uma dose, com 3 anos e 11 meses, nesse caso quando devo dar um reforço?
Obrigada pela atenção e pelo excelente profissional que é
5 anos depois vc pode fazer o reforço com Meningo ACWY
dr meu filho tem 3 anos ele tem rinite alérgica. Fez operação a 1 ano amidalite e adenoide e melhorou bem, mudanças climáticas voltou sinusite dele muito forte durante um mês ele tomou duas vezes antibiótico claricid ,prelone ,aires.assim que ele terminou medicação voltou a tossir mas noite.Quero saber se uma sinusite não bem tratada por causa problemas meningites?
É uma extrema raridade.
Meu nome e Patricia Eu dei meningite viral com 7anos eu fiquei na uti 8 dias eu pensei que minha cabeça iria estourar não abaixava a minha cabeça febre muito alta minha mãe fala que eu cheguei a desmaia. Mas graças a Deus estou aqui pra fala sobre isso só que sinto dor de cabeça constante hoje tenho 29 anos. Será que as dor de cabeça que sinto pode ter alguma coisa sobre o vir os que eu peguei?
Fica difícil opinar à distância, mas é bastante improvável.
Meu nome e Patricia Eu dei meningite viral com 7anos eu fiquei na uti 8 dias eu pensei que minha cabeça iria estourar não abaixava a minha cabeça febre muito alta minha mãe fala que eu cheguei a desmaia. Mas graças a Deus estou aqui pra fala sobre isso só que sinto dor de cabeça constante hoje tenho 29 anos. Será que as dor de cabeça que sinto pode ter alguma coisa sobre o vir os que eu peguei?
Creio que não, mas só seu médico poderia investigar a causa da dor de cabeça persistente.
Olá dr ah alguns dias meu filho dormiu de mal jeito e acordou com pescoço que não podia virar .. Só que passarao dias e ele tem reclamado de dor na nuca e não consegue dobrar a cabeça para trás e reclama de dor latejante na cabeça isso pode ser miningite ??
Não, isso parece ser um torcicolo.
Olá bom dia passei duas vezes um susto enorme com meu filho com nove meses ele contraiu a meningite viral ficou quase uma semana para diagnosticar a doença pois até então era tratado como virose mais sábia que não já que meu filho já nem reagia mais porém para Honra e Glória de Deus foi diagnósticado e tratado o mais rápido no isolamento e Antibióticos e Graças a Deus ocorreu tudo bem porém aí cinco anos ele novamente contraiu a Bacteriana a meningocócica dói tudo horrível achei que ia perder ele porém novamente Deus agiu e houve o segundo Milagre ele saiu ileso e sem nenhuma seqüela da doenca. Só que até hoje morro de medo que aconteça novamente e gostaria de entender se realmente pode se repetir a doença ?? E se o próprio organismo pode gerar a meningite quando aha uma infecção de ouvido ???
Veja, não é fácil dar conselhos para um caso particular à distância, mas seria importante avaliar a imunidade (com exames) dele e checar se todas as vacinas estão ok.
Parabéns doutor, Sou da cidade de Uba MG, Estou adorando os comentários e respostas, sou mae de 2 meninos, um de 5 anos e outro de 1 ano e 3 meses. Sempre me informando para cuidar bem dos meus pequeninos.
Obrigado, sempre esteja por aqui. Fico feliz que estou te ajudando.
Boa noite Dr. Dei vacina de meningite nos meus filhos em 2012 na rede particular essa vacina tem validade precisa vacina novamente?
Depende de qual foi a vacina. Se for a Meningitec, há a recomendação de dois reforços, com intervalo de 5 anos após a última dose.
Boa tarde !
Meu filho tem 20 anos e está reclamando de uma dor no alto da cabeça já a alguns dias. A três dias atrás teve uma tonteira que logo passou, mas as dores continuam.
Ele me diz que as vezes sentem uma fisgada, mas que na maioria das vezes, dói quando toca o local.
Ontem percebi que ele estava com o rosto bem avermelhado.
Doutor, a minha pergunta é: devo me preocupar se esses sintomas tem alguma ligação com Meningite?
Meningite não, mas é interessante uma avaliação mais detalhada para entender a causa dos sintomas dele.
Um dos motivos que eu tenho muito medo de vacinas: http://www.noticiasnaturais.com/2014/10/anvisa-suspende-venda-de-lotes-de-vacina-contra-meningite-c-com-ferrugem/
Meu Filho teve Miningite Viral, ficou 28 dias na UTI, foi desengano pelos médicos, não foi descoberto o vírus que causou a meningite!
Ele esteve no hospital 3 vezes antes do diagnóstico, só se descobriu pois ele entrou em coma, pois ele não vomitava e não tinha febre, só começou quando já estava na UTI,
Se seu filho está prostrado, não consegue seguir uma conversa, anda e dorme do nada! Está estranho Tbm pode ser uma meningite é raro mais tem crianças como o meu, que não aparece todos os sintomas!
Ele tinha muita dor de cabeça e no corpo, mais como não tinha febre, e não vomitava demoraram muito pra vê o que ele realmente tinha!
Deus foi muito bom comigo pois me permitiu que ele se recuperasse, e tive dois médicos que não desistiram do meu pequeno a quem eu sou grata eternamente! Mais se eu dependesse dos médicos do hospital tenho certeza que ele não estaria mais aqui!
Dr, qual a validade da menincococica tipo C???
O esquema ideal preconizado é 3 meses, 5 meses, 1 ano de idade, 5 anos de idade e 11 anos. No SUS são 3 doses.
Me responda aqui, quais os sintomas da meningite bacteriana e da viral ?
Através dos sintomas, que estão no texto, não se diferencia a meningite viral da bacteriana, e sim através dos exames do líquido colhido da coluna.
Boa noite,
Tenho 28 anos e fiz a coleta do líquor, infelizmente não tive uma boa recuperação e fiquei com crises de cefaléia fortíssima, até que fui internada e la fiquei 6 dias a base de medição e repouso total, no sétimo dia a dor ainda era muito forte, foi quando a neurologista decidiu que a última alternativa era um outro procedimento, que agora nao lembro o nome, mas resumindo fui para o centro cirúrgico e foi injetado o sangue no lugar da pulsão a dor passou imediatamente, mas antes disso fui alertada pelo anestesista do risco do procedimento que no caso seria a meningite, gostaria de saber do senhor Dr. , qual a porcentagem ou o risco que corro depois desse procedimento de t3r meningite, depois disso vivo com muito medo e ainda mais depois dos casos que estão surgindo, me de sua opinião por favor, tenho medo de não conseguir identificar e fico sempre muito com muito medo e apreensiva com esse assunto.
Obrigada.
Se já faz mais de 1 semana do procedimento, que provavelmente foi para tratar a cefaleia pós-raqui e está correto e não aconteceu nada, o risco é muito pequeno que tenha alguma complicação, incluindo meningite.
Boa noite!
Passei por um momento aterrorizador meses atrás e até hoje não sei ao certo o que minha filha de 1 ano e 1mes teve, lendo o relatório acima, ela teve alguns dos sintomas citados, como vômitos a jato(nem água ficava e nem leite materno), febre ocilante(começou com 37,5, minutos depois estava 39,0),e fadiga total(ficou totalmente cabisbaixa, nada reagia ela. Corri p upa durante os 5 dias, ela ficava no soro reagia um pouco e depois, estava fraca novamente. Os médicos diziam que se continuasse p voltar, eu voltava e nada era feito. Durante os 5 foi essa agonia, mesmo ela estando medicada os sintomas continuavam. Será que foi um caso de menigite? O mais preocupante que nenhum médico dava um diagnóstico.
É difícil opinar à distância, ainda mais quanto ao diagnóstico, mas se ela está bem agora, fique tranquila, é mais provável que tenha sido uma gastroenterite aguda com desidratação.
Eu tive meningite bacteriana meningogocica. Tenho 29 anos. Comecei com febre dia 7 de abril. Ao longo do dia a febre foi aumentando… as 18h fui ao medico pq estava com muitas pintas na pele e dor nas articulações. fui no plantão tomei soro e dipirona na veia e voltei pra casa. De madrugada me arruinei e fui novamente para o hospital. Isso era quinta feira. Acordei só no sábado na uti com diagnostico de meningite bacteriana com risco de morte e sequelas. GRAÇAS a Deus não fiquei com nada… mas não foi fácil…
Aqui na minha cidade, uma mãe perdeu no último mês, duas filhas de uma só vez, vítimas da meningite, foi uma coisa desesperadora de se ver, com apenas minutos diferentes ,entre as mortes, moro no estado do Rio de Janeiro, uma criança de 6 anos e a outra com 1 aninho e 6 meses ,duas meninas de partir o coração
Amooo ler soluções de médicos!!!
Nunca vi um médico tão gracinha!!!
Jesus te ama
Obrigado e esteja sempre por aqui!
Ótimo post tudo muito bem explicado e fácil de entender, meu filho já foi internado com suspensão de minigite, não era graas a Deus mais fiquei feliz com a rapidez e a agilidade da médica que o atendeu logo pensei que .muito mais vidas poderia ser salvas se tivessem o atendimento que meu filho teve parabéns pelo texto excelente.
Obrigado e espero que continue gostando do conteúdo.
Bom dia doutor! Tenho uma filha de 4 anos que vem ficando com a garganta inflamada constantemente. Certa e ouvi falar que garganta inflamada está associada a meningite . Isso está verdade?
Não é bem assim, alguns indivíduos podem albergar na garganta algumas bactérias que em caso de diminuição das defesas imunológicas, poderiam causar complicações como a meningite. A simples presença da bactéria ou amigdalites de repetição, não são causa ou predispõem à meningites.
Obrigada pelo esclarecimento!
Dr tenho um filho de 14 anos
Ele se queixa muito de dor de cabeça
E sempre que acontece ele pede p apagar as luzes e não pode ouvir barulho ..os médicos a ja passei ele,dizem ser enxaqueca …mas estou preocupada.
Precisa tratar a enxaqueca, mas não tem a ver com meningite.
Eu tive Menigite aos 8 anos de idade fiquei internada,me recuperei e não tenho sequelas sou um pessoa saudável pra honra e glória do senhor,mas tenho um filho de 4 anos por ser uma doença viral ele não corre o risco de ser infectado,até pq a doença não é genética né isso?
Não há esse risco de transmissão.
Só esclarecendo – não precisa publica-lo. 😉
Dr., escrevi há poucos minutos para o caso do meu filho que nasceu aqui nos EUA e seguimos o calendário da AAP. Ele não tomou *nenhuma* vacina contra meningite, nem aquela única contra MenC, dada aí pelo SUS. Aqui ele só tomaria a conjugada ACWY (11 anos) e a B (para casos de risco, após 10 anos). Se eu fosse dar uma conjugada (exemplo Menactra, como 1a dose) em uma Travel Clinic ou mesmo aí no Brasil, ele com 4 anos, precisaria de somente 1 dose? E reforço depois de 3 anos? Ou teria q dar 2 doses da ACWY com 2 meses entre elas? Achei as recomendações da AAP um pouco confusas, pois são muitos tipos e algumas específicas para cada caso. Muito obrigada novamente Dr. Flávio, as dúvidas são muitas e infelizmente, aqui no frio Midwest americano (longe do foco de brasileiros e latinos), os pediatras não tem experiência com essa nossa realidade de países tropicais e nossos problemas de saúde, muito menos com crianças que viajam frequentente para esses países. Um pediatra do hospital ficou chocado quando perguntei se o bebê não ia tomar a BCG. rs obrigada!
Michelle, te respondi na pergunta anterior. Esteja sempre por aqui!
Bom dia Dr. Flávio, por coincidência sua postagem veio num momento de muita dúvida sobre as vacinas de meningite. Moro nos EUA e tenho um filho de 4 anos e aqui as crianças recebem as vacinas conjugadas e B a partir dos 11 anos. Como vamos ao Brasil 2x/ano e no verão costumamos ficar até 2 meses, estou sempre de olho nos possíveis surtos/prevenções. Perguntei ao nosso pediatra, mas ele me deixou bem claro que a escolha seria minha, pois aqui realmente ele não pode vaciná-lo na idade dele. Mas sinceramente senti falta de um conselho médico de um pediatra local, com o conhecimento dos peoblemas de saúde pública brasileiros. O senhor acha que é importante vaciná-lo para essas viagens ao Brasil? Sou totalmente pró-vacinação e fico com o coração na mão em deixá-lo vunerável frente à doenças que podemos prevenir/amenizar. Obrigada!
Sim, sabe que cada país tem uma realidade de incidência de doenças e é a partir disso que se fazem as recomendações de vacinação. No Brasil, a recomendação do calendário de vacinação da Sociedade Brasileira de Pediatria (http://www.sbp.com.br/src/uploads/2012/12/Calendrio-de-Vacinao-da-SBP-2016.pdf) e Sociedade Brasileira de Imunizações(http://sbim.org.br/images/files/calend-crianca-sbim-2015-16-160308-spread.pdf), é que se faça um reforço aos 5-6 anos de idade com MenC ou Men ACWY (se possível) e depois outro reforço aos 11 anos. Quanto à MenB, em crianças entre 1 a 10 anos de idade, a recomendação é de 2 doses com intervalo de dois meses entre elas. Mas te deixo bem claro que não nenhum surto ou epidemia de meningite no país. Mas como você fica um período longo aqui, talvez fosse prudente realmente pensar em fazê-la. Só não esqueça de vir com um reforço de repelente (preferencialmente a Icaridina), porque quando você vir no próximo verão, a Dengue, Zika e Chikungunya estarão nas manchetes daqui. Dependendo de onde você morar nos EUA, nesse verão poderá ter que protegê-lo com repelente também, pois há uma possibilidade da Zika chegar por aí. Espero ter ajudado.
oiie dr. tenho um casal de filhos meu menino tem 12 anos e vive doente com dor de cabeça e levei ele no oftamo e ele tem problema na vista isso foi resolvido ,mais desde de pequeno ele vive reclamando de dor na barriga e a fezes dele sempre foi mole e reclama de dores na virilha tbm como passo na pediatra pelo posto de saude sus ela fala que verme e passa remedio mais nunca passa. ja nao sei oq faco
e faz uma 3 semanas que ele ta com uma tosse levei ele no pronto socorro a medica falo que estava com bronco pneumonia deu o antibióticos por 5 dias mais ele continua com tosse mais ela nem pediu um raiox me ajude dr.
Te peço desculpas, mas não tenho como opiniar à distância em um caso como o dele. Realmente o pediatra precisa reavaliar a situação para verificar o motivo dos sintomas gastrointestinais e respiratórios.
Oi dr. Minha filha tem 6 anos preciso dar reforço da vacina meningocócica? Qual devo dar : a vacina meningocócica C ou tem que ser aquela caríssima meningocócica acwy?
Obg.
Você pode fazer a meningo C, a ACWY daria uma cobertura maior, mas a C é essencial.
Meu filho tem quatro anos e é portador do câncer , está em tratamento quimioterápico e já foi operado pra retirada do rim direito, graças a Deus está tudo dando certo e o tratamento está acabando, mas o que eu quero saber é se pelo fato do câncer deixar o sistema imunológico mais frágil ele teria de tomar as duas vacinas que não são dadas pelo sus? (PS: eu não sabia que essas vacinas não tinham no sus, senão teria dado antes de saber do câncer ) e ele teria algum problema com reações ? Afinal ele faz químio e seria perigoso pra ele de alguma forma ? Desde já agradeço pelos seus concelhos anteriores , seu trabalho está sendo de grande ajuda …
Oi, ele pode ser vacinado, desde que o oncologista que o acompanha libere, a depender das condições clínicas e protocolo de tratamento. As reações provavelmente serão as mesmas dos que não tem imunossupressão. A questão é que o desenvolvimento de anticorpos vacinais pode ser menor, mas isso não impede de se indicar a vacina.
Gente! Nunca vi um pediatra tão fofo! Textos claros, envolventes e objetivos. Parabéns! Queria morar na sua cidade! Rs
Obrigado e esteja sempre por aqui!
Meu filho teve meningite viral com 1 ano de idade, ficou 1 mes internado.Hoje ele tem sequela motora da perna esquerda tipo uma fraqueza ja esta 8 anos assim,mas é só isso graças a Deus,, Fizemos varios exames eletroneuromiografia ,ressonancia,Cpk,tudo da normal.Mas essa fraqueza ele tem dificuldade em subir escada e corrrer e com as fisioterapias tem melhorado…
Espero que ele consiga se desenvolver da melhor forma possível!
Dr meu bebe tem 28 dias notei que ele as frequentimente fica vermelhinho e notei que ele tem uma mancha. Rocha na cintura indo para as costas toda vez que dou de mama coloco para arrota mais sempre depois ele aloja e depois fica engasgado com o alojo sobem para o nariz o sufocando porque nao sai tampando entupindo o nariz dele de alojo , o quê eu Fasso Dr devo me preucupa e ele espirra muito
É importante que você converse sobre isso com o/a pediatra dele. É muito difícil para dar uma opinião concreta à distância.
Dr, meu filho tem 7 anos e vem sentindo dores d cabeca constante. Ele só apresentou febre um único dia e depois passou e reclamou de enjôos também. Estou desesperada vou levar ele ao médico, fiz o teste do pescoço ele disse que não doi e que não sente nada. Há motivo pra me preocupar?
É improvável que seja meningite, mas é importante a avaliação médica.
minha filha tem 7 aninho e a 1mes e pouco tem sentindo fortes dores de cabeça aponto dela mi pedir para tomar injeçao para passar a dor,passo ela nos prontos socorros e eles so passam dipirona,iboprofeno ou paracetamol mas mesmo com doses ate 3vezes ao dia de15 a 20gotas ela diz nao passar,ela dorme e acorda com a dor.passei ela na pediatra e ela a encaminhou para uma neuro pediatra a medica que costumo passar ela suspeita apenas de enxaqueca mas a encaminhou para nera pediatra avaliar melhor .tou um pouco asustada pois minha filha sempre teve uma saude de ferro desde bb.
Uma coisa você pode ficar tranquila: não é meningite. Agora, dores de cabeças frequentes e intensas realmente precisam de uma melhor investigação. O mais comum é enxaqueca mesmo.
Vc já levou ela no oftalmologista pode ser que ela precise usar óculos, a minha filha estava com dores de cabeça direto e quando levei ela ao médico era isso, ela estava precisando usar óculos.
Quando eu era criança passei por algo parecido. No fim era mesmo miopia. Leve sua filha aftalmo!
Meu filho ja tem 6 anos e só fez as doses da vacina contra a meningite que são dadas normalmente nos postos de vacinação. Gostaria de saber se com esta idade ainda posso fazer as vacinas que só têm na rede particular. Obrigada!!!
Poder, pode. A questão é conversar com o pediatra e checar o cartão dele para ver o que poderia ser feito. Não há urgência.
eu conheço o caso do matheus filho da eyshila somos da mesma igreja eu tô apavorada…
oi doutor pq essa vacina é tão cara fui pesquisar e tá custando 1.200 reais
Pois é, a vacina é nova e importada. Com a alta do euro/dólar, o preço também aumentou muito. Mas como não há surto de meningite bacteriana, não há porque correr para fazer vacina nenhuma e como escrevi no texto, para meningite viral não há vacina.
Manzinha Jéssica,que nosso pai lhe pegue no colo,e acalante a sua dor…Meus sentimentos…
Doutor essa vacina é a mesma que Meningitec?Por favor me esclrareça essa dúvida,pq Meu filho quando era pequeno,hoje com nove anos,levamos para ser aplicado a Meningitec,que na época por sinal foi bem cara.
O ideal com 9 anos é que seja feita a Meningo ACWY, tem duas marcas, na clínica de vacinas podem te orientar.
Meu filho de 2 e 6 meses sempre está gripado e adoece muito será que por conta da rinite alérgica que ele tem que eu estou dando um remédio para almentar a imunidade dele o nome e Montelair o que vc min indica doutor não sei mais o que fazer a o médico passou para tomar durante 3 meses
Acho que seria importante conversar com o médico para rever a medicação. O Montelair é usado para asma e rinite alérgica e não para aumentar a imunidade.
O meu filho até os cinco anos era uma criança saudável e quando foi no dia 27 de Outubro de 2013 o meu filho foi infectado com meningite bacteriana passou três meses no hospital internando um mês incoma na uti passou por 4 cirurgia pois por causa desta doenças tever hidro cefalia ai teve que coloca uma válvula na cabeça e ainda depois que saiu da uti foi pra enfermaria e depois de dois mês ele tever alta e hoje por causa desta doença maldita o meu filho ficou sequelado pois hoje ele não anda ,nao falar e perdeu todo o susteto cefalico mais apesar de ter acontecido isto tudo mais graças a deus que ele esta vivo e todos os dias com muitas dificuldades a gente vem lutando pra a sua recuperação.
Imagino que não deve ter sido fácil, nem deve estar sendo. Mas com uma família dedicada, tudo se resolve. Que Deus sempre os ilumine!
Boa noite. Minha filha com menos 15 dias e vida foi diagnosticada com minigite. Ficou internada durante um mês. Sofria muito pois sempre tirava o acesso e a Cris dela era muito difícil de achar. Então quase todo dia era furada. Saiu sem sequelas graças a Deus! Esses dias ela vomitou como jato. Teve febre baixa e estava resfriada. Levei a emergência e deu princípio de pneumonia. Devo me preocupar por causa da febre e o vômito como jato ? Mas ela está bem e não vomitou mais nem deve febre.
Não tenho como dar uma opinião muito segura à distância, mas creio que os problemas não estão relacionados. Sempre conte com o pediatra que acompanha sua filha e confie nele!
Na cidade que eu moro no maranhao ja teve dois casos de meningite. Será msm que nao e para ficarmos em alerta???
Alerta sempre, pânico nunca!
Olá! Como faço para entrevistá-lo num programa da Rádio 93 FM? Preciso do seu contato ou se preferir [email protected] Obrigada.
Mandei email pra vc
Perdi meu filho a 1 mês e 2 dias meu bebê tinha 7 meses e foi vacinado com duas doses…Ele conta rir a forma mais forte a bacteriana minioncocica sepse…no domingo ele tava bonzinho formos pro culto e quando cheguei em casa percebi que ele tava tremendo muito e chorando, e tava com uma febre baixa de 37 graus e em menos de 5 minutos ela aumentou pra quase 39 e corri com ele pro hospital,quando cheguei lá ele começou a vomitar e eu sair correndo invadir a sala do medico e ele falou que não era convulsão,então ficamos de observação a noite td e ele tava muito irritado chorava muito,mais ao questionar com o médico ele falava que era só uma gripe…7 hs da manhã ele o avaliou e viu seu fluxo de oxigenação no sague e tava tudo normal as 8 hs começou a sair uma pintas na bochecha dele e corri e chamei o médico foi quando ele o diagnóstico de uma possível minigite e logo V foi pro isolamento e em menos de 30 minutos vi meu filho se transforma na minha frente ele inchou td e encheu o corpo de pintas vermelhas e logo vou pra uti intubado e induziram o coma dele…logo os ruins dele foi parando e ele foi transferido pra fazer uma microcerugia de diálise e não respondeu como devia…mais nunca deixei de acreditar no milagre que Deus das causas do imposivel poderia trazer o milagre(não tenho duvida)mais td que aconteceu e permissão de Deus e era a ora do meu anjo voltar…a minha fé quebrou o diagnóstico medico que deram 12 hs e ele ficou 5 dias sofrendo muito td cheio de furos mais na horas que comecei a orar pedido a Deus que fosse feito a vontade dele não a minha ele o recolheu….a saudade doe muito machuca muito,(e além de td meus seios ficaram empregado de leite)mais o Senhor tá colhendo minhas lágrimas e me consolando
Jessica, palavras nunca serão suficientes para amenizar sua dor. Realmente a meningite meningocóccica, na forma de sepse, tem mortalidade alta e gravidade dramática. Nada trará seu filho de volta, mas o alerta serve para tranquilizar as mães aflitas e ao mesmo tempo para torná-los cientes dos cuidados que devem ter. Só posso pedir a Deus que todos os dias diminua um pouco sua dor e a recompense por ter sido uma mãe presente até os últimos momentos. Grande abraço!
Boa tarde Dr. Flávio. Primeiramente, gostaria de o parabenizar pela iniciativa, pelos esclarecimentos, pois como mãe, penso que nós todas aqui, sentimos essa necessidade de informação e alguém que faça por nós o que vc tem feito. Quem dera morasse em minha cidade.
Vou tentar ser breve…
Meus sentimentos a essas mães e Tds esses relatos. Eu sei bem o que é enfrentar essa doença, e como sei.
Perdi minha menininha com 3 meses, era linda e saudável, foi diagnosticada de uma forma bem duvidosa por meningite pneumocócica. Isso foi a 7 anos.
Por ser mt novinha os sintomas foram um pouco confusos, mas a taxa de infecção no sangue dela era mt alta desde o primeiro exame, foram 5 dias de idas e vindas ao PS. Mas o licor dela constou como meningite viral, então ela teve alta. Após dois dias eu estava de volta ao PS, já c ela entrando em coma. Desde então eu já a havia perdido, foram 15 dias de UTI, mas penso q ela já tinha morte cerebral desde o terceiro dia de internação, pois eu soube de uma amiga q trabalhava lá. Nessa circunstância a equipe médica não dizia q sim bem q não, mas ela nem temperatura corporal tinha mais. Foi mt triste, mt difícil. eu a perdi e sempre vou amá-la.
Deus na sua infinita bondade e sabedoria, me presenteou com outra florzinha, e me ajudou mt na superação.
Mas fiz aqui esse post enorme Dr. Flávio, até me desculpe, mas é que tenho uma dúvida q me persegue…
Na noite q ela entrou em coma, ela já tinha feito um licor q contava uma meningite viral… ao questionä-lo sobre isso ele disse q ela teria “aberto a porta” para a meningite bacteriana. Então eu pergunto, como é feita a interpretação desses exames, pois segundo eu soube, foram encontradas algumas “cepas” q poderia ser de pneumococo no licor dela. Não q eeu queira ficar remoendo, mas isso sempre me assombra, tenho mais 3 filhos, eu os amo, e me preocupo muito, então eu gostaria mt d mais informações p sempre estar pronta a ajudar. Obrigada.
Dr,minha mãe tem 63 anos e está internada com suspeita de meningite.Estamos desesperados.Passamos por varios hospitais e os diagnósticos sempre diferentes,até chegar em um no qual o medico levantou essa suspeita e fez alguns exames.Agora ela está na UTI e eu e meus irmãos estamos desesperados.O que podemos fazer?
O importante é que o quadro foi diagnosticado e está sendo tratado. Peço a Deus que dê a cura a sua mãe.
Doutor, sinto minja cabeça doer todos os dias, sinto queimação na minha perna esquerda e as vezes enjôos, mas não vomito ! Devo me preocupar ?
Sei exatamente o que você passou e esta sentindo passamos por essa mesma situação com minha irma de 20 anos. Foi tudo rápido no domingo ela estava boa e na segunda começou os sintomas e os médicos falava que era Dengue ou virose foram 40 dias de luta.
Jessica querida meus sentimentos! Passei por isso também e sei o que está sentindo.Tenha fé porque a sua história ainda não terminou. A dor vai diminuir e voltará a ser feliz.Perdi 1 filho e tive 1 casal de gêmeos de forma natural. Deus te abençoe e que o Espírito Santo de Deus te console .bjo.
Jessica, que Deus continue te dando forças… Graças a Ele, vc eh uma mulher de mta Fé. Deus te abençoe mto, sempre.
Fiquei triste com sua história. Deus abençoe.
Eu tambêm ja passei por essa dor a 4 anos com meu falecido marido, ele teve meningite, foi rapido, dor de cabeça, vômito a jato, de um dia para o outro ele se foi,, Mais hoje tenho o conforto de Deus.
Muito obrigada p orientação. Me deixou mas calma