Desde o ano passado está existindo um irregularidade no fornecimento de algumas vacinas. A alegação dos laboratórios é que há um problema mundial no fornecimento dos imunizantes, devido ao aumento na demanda e capacidade de produção ainda não equacionada.
No momento, as vacinas que estão em falta nas clínicas de vacinas, causando estresse nas famílias são as chamadas Hexavalente, Pentavalente e a vacina para reforço adulto da coqueluche, que também está em falta no SUS e nas clínicas de vacinas.
Então, vamos aprender as alternativas para não se estressar sem necessidade?
Quais são as vacinas em falta?
Vacina Hexavalente (GSK/Infanrix-Hexa)– Protege contra Difteria+Tétano+Coqueluche(acelular)+Hib+Pólio+Hepatite B
- Seria feita aos 2 e 6 meses de idade
Vacina Pentavalente (GSK/Infanrix-IPV)– Protege contra Difteria+Tétano+Coqueluche(acelular)+Hib+Pólio
- Seria feita aos 4 meses de idade e no reforço, dos 15 aos 18 meses e aos 4 anos de idade.
Vacina Acelular para Coqueluche – Reforço Adulto (dTpa)
- Para grávidas entre 27 e 36 semanas e adolescentes.
Como substituir?
A recomendação da Sociedade Brasileira de Imunizações é fazer as vacinas nos postos de saúde, mesmo que o calendário tenha iniciado na rede privada. Nesse caso, seria feita a vacina Pentavalente do posto (DTP/HiB/HepB) + Pólio Inativada, nas doses equivalentes aos 2, 4 e 6 meses da clínica de vacina e DTP+Pólio oral aos 15 meses e 4 anos de idade (reforço).
Nas crianças que tem indicação de uso da vacina DTP Acelular por terem tido reações severas com doses anteriores, a recomendação é fazer a DTP de células inteiras em ambiente hospitalar com observação, mas não acho que seja necessário e prudente nos reforços de 15 meses e 4 anos.
Nem se deve fazer também a Hexavalente na clínica no reforço de 15 meses e 4 anos, porque seriam doses excessivas da vacina de Hepatite B, o que teoricamente poderia causar problemas. Não é recomendada essa substituição pela pela SBIm.
Como existe uma previsão de chegada da vacina GSK até o final do ano, não custa e não tem grande risco esperar um pouco.
Boa tarde! Vacinei minha filha com a miningococia B quando ela tinha 8 meses de vida. Porém, a segunda dose dei somente agora, aos 21 meses. Deverei dar mais uma dose para completar as 3 doses ou essas 2, mesmo espaçadas já são suficientes? Obrigada!
O ideal seria 2 doses e um reforço se começou o esquema com menos de 1 ano de idade.
Dr , dei 2 doses para meu bebê da vacina meningo B , com 3 meses e 5 meses , não tive condições de vacina lo aos 7 meses , ele irá completar 10 meses , posso vacina lo agora e depois com 1ano ? Pois são 4 doses , correto ? Ele
Estará imunizado ?
Sim.
Meu BB está com 2 meses e 4 dias e nada dá penta chegar nas ubs , ficamos muito preocupados pois ele não está imune .
Dr. dei todas as vacinas de 2 meses hj no postinho, mas a pentavalente está em falta aqui em Goiânia, até quando posso vacina-la? Ninguem no posto soube me informar direito…. Obrigada!
O fazer se não conseguir a vacina Xexavalente ? pode ser subistituida por a da rede publica com segurança?
Dei a Hexa no lugar da Penta nos 15 meses do meu filho pois a pediatra disse não ter problema, mas agora fiquei preocupada.Que problemas poderia causar?
A SBIM não recomenda essa dose extra de Hepatite B, pois pode aumentar o risco de efeitos colaterais e é desnecessária (já são feitas 4 doses no primeiro ano de vida se não se consegue a pentavalente na clínica no quarto mês e 4 doses no posto pq se faz a Pentavalente do SUS ao nascimento, 2,4,6 meses).